Tudo a postos para o grande encontro da música em Guimarães com a 10ª edição do Westway LAB


A 10ª edição do Westway LAB arranca esta quarta-feira, 12 de abril – com o projeto de criação Edgarbeck – e será o epicentro da música até à noite do sábado seguinte fazendo-se sentir com 22 concertos, incluindo a estreia de 5 momentos originais, apresentados em 3 palcos do Centro Cultural Vila Flor e outras 5 localizações emblemáticas na cidade de Guimarães.
Os respetivos passes gerais e os bilhetes diários para 14 de abril encontram-se esgotados e existe agora a oportunidade de adquirir os últimos bilhetes diários para assistir à noite de concertos que encerra o festival a 15 de abril nos palcos ‘Auditório’ e ‘Box’ do CCVF, garantindo o acesso aos concertos de Nacho Vegas, Rita Vian e Criatura.
O Westway LAB celebra assim 10 anos a impulsionar a criação e o intercâmbio de conhecimento no setor da música, cruzando geografias e estéticas, operando num triângulo formado desde a sua primeira edição com Residências Artísticas, Conferências e Festival.
B Fachada abre a noite de concertos no palco ‘Auditório’ pelas 21h30 de sexta-feira, 14 de abril. O desconcertante compositor, multinstrumentista e produtor português demarca-se na música popular portuguesa do século XXI, tendo-se notabilizado por um admirável, e até certo ponto impiedoso, ritmo de edições em que frequentemente subverte o cânone e converte os dogmáticos. Nesta mesma noite, Ana Lua Caiano apresenta-se perante o público no palco ‘Box’ a partir das 23h00, num momento em que a fusão musical ganha vida através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica, remetendo para a tradição com uso de coros, harmonias e cânones. O mesmo palco recebe também os últimos protagonistas desta noite (00h30), os Linda Martini, banda incontornável da música portuguesa das últimas duas décadas, encontrando-se a celebrar precisamente 20 anos de estrada e de discos para redescobrir neste concerto que, como é hábito, será de intensa e calorosa comunhão entre público e artistas.
As boas-vindas à noite de sábado (15 abril) são assumidas por uma das vozes mais respeitadas da música popular espanhola, Nacho Vegas, músico e escritor com mais de vinte anos de carreira, que se apresenta no palco 'Auditório', às 21h30. Um pouco mais tarde, às 23h00, é a portuguesa Rita Vian quem nos impacta com a sua voz e composição, num espectro amplo entre a eletrónica e a tradição que nos atinge no palco 'Box'. A noite e esta 10ª edição do Westway LAB encerram no palco 'Box' pelas múltiplas mãos de Criatura (00h30) – um corpo que se autoidentifica como um eclético bando de músicos, artistas e gente, de várias geografias e áreas musicais, que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita e que a partir dela se propõe a criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição, trazendo novos ares à música portuguesa.
A lotação do palco ‘Café Concerto’ do CCVF, onde irão decorrer os concertos de Redoma e Azar Azar (dia 14) e La Furia e Catarina Munhá (dia 15), já se encontra esgotada pelos passes gerais. Contudo, o Westway LAB não se restringe às noites de 14 e 15 de abril e serão várias as oportunidades de vivenciar o festival de forma livre e gratuita. Este ano, o aguardado projeto de criação, batizado de Edgarbeck, que nasce da colaboração de Rui Souza (Dada Garbeck) com Edgar Valente (Criatura/Bandua), estreia em absoluto na abertura desta 10ª edição, a 12 de abril, às 19h30, no palco do Teatro Jordão, com entrada livre. Este projeto reúne dois artistas que há muito se queriam juntar – Rui Souza (Dada Garbeck) e Edgar Valente (Criatura e Bandua) – e pretende levar a palco as tascas, fábricas, capelas e montes do Vale do Ave, num concerto polifónico, polissémico e cheio de paradoxos, como o Minho.
Como acontece desde o seu surgimento, o Westway LAB continua a navegar nos mares da criação com residências artísticas que cruzam músicos portugueses e estrangeiros em Guimarães, e em particular no Centro de Criação de Candoso (CCC), onde a principal ação criativa se desenvolve nos dias que antecedem o festival. Nesta edição, com a participação e envolvimento dos artistas Mário Gonçalves e Michal Drozda, Cálculo e Namelle, Isa Leen e Ghau, Larie e La Furia com Ezpalak. Cruzamentos estes com rumos inesperados que se demonstram constantemente surpreendentes, dando origem a frutos que se revelam nos showcases que acontecem a 12 e 13 de abril, a partir das 22h00, no Café Concerto do CCVF, cujo acesso é gratuito.
Como também já é tradição, no sábado 15 abril, a partir das 15h00, o festival estende-se à cidade que se converte num grande palco, tomado por artistas e público, que se interligam pelo encanto de uma diversidade de estilos e diferentes estéticas musicais tão característicos dos City Showcases do Westway LAB. Tudo isto num roteiro constituído por concertos de acesso gratuito em diversos locais da malha urbana – como o Convívio, o Oub’Lá, o Ramada 1930 e o São Mamede Tribuna –, que nesta tarde estimulam a circulação dos amantes da música com as atuações de EVAYA, Isa Leen, Cave Story, Ledher Blue, X IT, Yann Cleary, e Ezpalak.
E por entre todos estes momentos que dão ritmo e vida a esta edição, haverá espaço e lugar para abrandar e desfrutar do mercado artístico situado na praça coberta do Centro Cultural Vila Flor – novidade que surge com esta 10ª edição –, um espaço de passagem livre e central no recinto, que nos alicia com uma variedade de discos e vinis, edições e ilustrações, para além de opções que garantem conforto na hora de comer e beber.
Os últimos bilhetes diários para a noite de 15 de abril – que garante acesso aos concertos de Nacho Vegas, Rita Vian e Criatura – podem ser adquiridos pelo valor de 15 euros ou 13 euros com desconto, via online em oficina.bol.pt e presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO), bem como nas lojas Fnac, Worten, El Corte Inglés e outras entidades aderentes da BOL.
As atuações que decorrem nos dias 13 e 14 de abril (Criação) são todas de acesso gratuito, bem como o acesso aos City Showcases a 15 de abril, estando apenas limitados à lotação disponível.
As inscrições nas Conferências PRO podem ser realizadas online em www.westwaylab.com, onde é possível consultar toda a informação do evento.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe em junho peças de autores do teatro mundial nos Festivais Gil Vicente 2016Notícias CulturaNotícias gerais
Guimarães recebe em junho peças de autores do teatro mundial nos Festivais ...
09 Mai -
Guimarães recebe espetáculo de conceituado coreógrafo britânico em data única no paísNotícias CulturaNotícias gerais
Guimarães recebe espetáculo de conceituado coreógrafo britânico em data ...
04 Mai