Turmas de Guimarães vencem em competição que une literacia financeira e criatividade
Projeto “No Poupar Está o Ganho” envolveu mais de 18 mil alunos distribuídos por 900 turmas, todos desafiados a desenvolver trabalhos que combinassem criatividade com os conhecimentos em literacia financeira adquiridos ao longo do ano.
A turma do 3.º CA da Escola Básica de Cruz de Argola foi a grande vencedora nacional no Concurso Final, uma competição integrada no projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”. Este projeto, implementado ao longo de todo o ano letivo, resulta de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Ave, o Município de Guimarães e a Fundação António Cupertino de Miranda.
O “No Poupar Está o Ganho” envolveu mais de 18 mil alunos distribuídos por 900 turmas, todos desafiados a desenvolver trabalhos que combinassem criatividade com os conhecimentos em literacia financeira adquiridos ao longo do ano. As turmas exploraram temas como a poupança, os seguros e a economia circular, utilizando diversos meios como jogos, vídeos, livros digitais e expressões artísticas, incluindo música, dança e teatro.
O 3.º CA da Escola Básica de Cruz de Argola, em Guimarães, recebeu uma menção honrosa pela continuidade do trabalho desenvolvido pela turma, que está a juntar dinheiro para uma viagem à Disney.
Além desta distinção nacional, Guimarães viu ainda outras turmas premiadas a nível municipal: a turma 6.º D da Escola Básica Virgínia Moura (2.º ciclo) e a turma 7.º B da Escola Básica e Secundária Santos Simões (3.º ciclo) foram reconhecidas pelo seu excelente desempenho nos respetivos escalões de ensino.
O Concurso Final representa o ponto alto anual de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, um projeto que, ao longo de 14 anos, já impactou mais de 100 mil alunos de 60 municípios. A cada ano letivo, professores e turmas participantes têm acesso a uma plataforma digital e a uma App, lançada no último ano, que disponibiliza todos os recursos pedagógicos necessários para promover a literacia financeira.
Os docentes beneficiam ainda de formação e acompanhamento contínuo, além de planos de aula que podem ser aplicados ao ritmo das suas turmas, ao longo de todo o ano letivo.
Para mais informações sobre o Concurso Final e o projeto “No Poupar Está o Ganho”, consulte: www.nopouparestaoganho.pt
Notícias relacionadas
-
Guimarães assinala 150º aniversário de Raul Brandão com um ano de eventosNotícias EducaçãoNotícias gerais
Guimarães assinala 150º aniversário de Raul Brandão com um ano de eventos
12 Fev -
Peça de teatro com mensagem ambiental percorre de autocarro todas as escolas de GuimarãesNotícias EducaçãoNotícias geraisNotícias GMV
Peça de teatro com mensagem ambiental percorre de autocarro todas as escolas ...
27 Jan