UNESCO vota alargamento da área classificada de Guimarães como património mundial
O Estado português propõe a duplicação da área atualmente classificada, englobando a Zona de Couros na prestigiosa lista dos sítios Património da Humanidade.
A UNESCO anunciou esta segunda feira que será sujeito a votação, em setembro, o alargamento da área classificada em Guimarães. O Comité do Património Mundial irá reunir-se em Riade, na Arábia Saudita, entre 10 e 25 de setembro para avaliar um total de 53 candidaturas, incluindo aquelas que não foram votadas no ano passado.
A candidatura de Guimarães para ampliar a área classificada foi integrada na Lista Indicativa em 2016. Desde então, o Município aprofundou estudos e argumentos para sustentar a proposta que determinou o alargamento à Zona de Couros, respeitando os critérios que determinaram a classificação do Centro Histórico como Património Mundial, em 2001, aos quais se somam novos fundamentos que reforçam a singularidade, e universalidade, de Guimarães.
A área classificada passará a abranger 38,4 hectares (em vez dos atuais 19,4) e a zona de proteção será alargada de 118,6 para 129,3 hectares. A ampliação não incide apenas no aumento do território classificado, mas também no número de camadas históricas que destacam este conjunto como de Valor Universal Excecional.
O processo de classificação pela UNESCO é, assim, um passo importante para o património cultural e natural de Guimarães, e no seu posicionamento na “linha da frente” em matérias gestão e valorização patrimonial, designadamente no que respeita à Paisagem Histórica Urbana.
A candidatura contribui já para o reconhecimento internacional de Guimarães, não apenas junto dos especialistas, mas também por gerar mais e novos motivos e oportunidades para promover o turismo cultural na região e, concretamente, o relevo de Guimarães não apenas para Portugal, mas para todo o mundo.
Notícias relacionadas
-
Textile Talks destacam inovação e sustentabilidade na indústria têxtil em GuimarãesDestaque Homepage
Textile Talks destacam inovação e sustentabilidade na indústria têxtil em ...
22 Out -
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 de 30 de setembro
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 de 30 de setembro
25 Set