Agrupamentos escolares de Guimarães abraçam o projeto “Pergunta ao Tempo”
Reunião preparatória com os professores dos alunos do 4.º ano, em representação dos 14 agrupamento de escolas de Guimarães.
Está em curso a preparação da quarta edição do projeto “Pergunta ao Tempo”, com a participação dos alunos do 4.º ano de várias escolas do concelho no sentido de estudarem o património nas suas múltiplas vertentes: material e imaterial; móvel e imóvel. Este é um objetivo do Projeto Educativo Municipal, em articulação com a Casa da Memória que abre as portas de todos os seus equipamentos aos alunos, apostando na História Local, na História Patrimonial e nas Artes.
Os professores responsáveis pelas turmas definidas para o “Pergunta ao Tempo” participaram numa primeira reunião para melhor conhecimento do projeto. A vereadora da Educação, Adelina Pinto, explicou que “este é o espaço onde se pretende proporcionar novas experiências aos alunos e perceberem o que é o território no seu todo”. Adelina Pinto sublinhou a importância das anteriores edições, dando conta da “proatividade do próprio projeto” e a interligação com a Casa da Memória. “Esta é uma oportunidade, ainda, de envolver a comunidade, os pais, as associações e juntas de freguesias, através das escolas, pelo interesse e colaboração que têm demonstrado com os projetos já construídos ao longo destes anos”, apontou a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães.
Existem duas vertentes na base deste projeto que passam pela “investigação e património” e ainda a “criação artística”, que resultará em 14 trabalhos das várias turmas e ficarão patentes numa exposição final na Casa da Memória de Guimarães.
Notícias relacionadas
-
Conselho Consultivo da Casa da Memória reúne pela primeira vez este sábado, 16 de maioNotícias CulturaNotícias gerais
Conselho Consultivo da Casa da Memória reúne pela primeira vez este sábado, ...
15 Mai -
Guimarães recebe “Feira do Património” em outubro na Casa da MemóriaNotícias CulturaNotícias gerais
Guimarães recebe “Feira do Património” em outubro na Casa da Memória
08 Mai