APsi-UMinho oferece resposta social de enorme importância para o território
Dia da Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi) assinalado em Guimarães, com destaque para os projetos de interação com a sociedade.
O Dia Anual da APsi foi assinalado esta quarta-feira, 08 de janeiro, em Guimarães com destaque para as ações desenvolvidas nos últimos quatro anos. Recorde-se que a associação foi criada a 4 de janeiro de 2016 perante o “desafio” que tem sido correspondido com uma “resposta social de enorme importância para o território”, apontou a vice-presidente da Câmara de Guimarães, ao “ajudar as pessoas a aceder aos desafios do século XXI”.
Adelina Pinto realçou a estreita cooperação entre instituições, no âmbito de “um processo de maturidade institucional” onde “todos trabalham para o território sobre o qual somos todos responsáveis”. Apontou ainda a ligação de “múltiplos projetos” entre a autarquia e a Universidade do Minho, conferindo que esta ligação da transferência de conhecimento da academia “pode ser diferenciadora no território e uma importante contribuição para os decisores políticos”.
O Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, mencionou a Escola de Psicologia como “um bom exemplo” nesta missão de interação com a sociedade, sendo uma “prática muito consolidada” na Universidade do Minho. “Algumas escolas da Universidade do Minho tiveram um papel fundamental e a Escola de Psicologia é um bom exemplo, pela articulação com a comunidade. A APsi é um excelente exemplo dessa evolução e traduz um salto qualitativo nas diferentes formas de agir com a sociedade”, referiu ainda o Reitor da UMinho, destacando a “grande disponibilidade” dos Municípios de Guimarães e Braga. “Aquilo que temos conseguido na relação com o Município de Guimarães tem sido importante e representa as enormes potencialidades que podem decorrer de uma ação efetiva das lógicas, dos objetivos e dos projetos das várias entidades"
Em representação da APsi, Adriana Sampaio destacou o “o projeto de interação com a comunidade envolvente, em Braga e Guimarães, que pretende assumir perante a sociedade um compromisso de desenvolvimento baseado em conhecimento científico, procurando capacitar a sociedade nas suas diferentes valências que permita um desenvolvimento social harmonioso e galvanizador do seu potencial”. Evidenciou o “papel relevante” dos Municípios “na sinalização de necessidades e potencialidades dos seus cidadãos facilitando os acessos a alvos prioritários”. Para este ano de 2020, enumerou ainda o planeamento de várias atividades de formação, dois projetos de investigação e uma parceria ERASMUS.
A sessão do Dia da APsi-UMinho decorreu no polo de Guimarães da APsi, na antiga Estação da CP, contou ainda com as presenças da Vereadora da Câmara de Guimarães, Paula Oliveira, a vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo e o presidente da Escola de Psicologia da UMinho, Miguel Gonçalves. A sessão contou também com uma apresentação científica proferida por Conceição Nogueira sobre “Género, sexualidade e política sexual feminista”, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Notícias relacionadas
-
Visitas organizadas aos diferentes laboratórios do Grupo de Investigação 3B’sNotícias gerais
Visitas organizadas aos diferentes laboratórios do Grupo de Investigação 3B’s
23 Nov -
Aula Inaugural do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho juntou especialistas em matérias espaciais
Aula Inaugural do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho ...
08 Out