Assinatura de protocolo para alargamento de oferta de alojamento a estudantes
Acorde prevê a disponibilização de 22 camas para estudantes da Universidade do Minho (UMinho) no Hostel Oficinas de São José, em Guimarães.
Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) e o Centro Juvenil de São José (CJSJ) assinam na próxima terça-feira, 16 de outubro, pelas 11h30, no Hostel Oficinas de São José, em Guimarães, um protocolo de prestação de serviços de hospedagem pelo CJSJ aos SASUM destinado aos estudantes deslocados da UMinho. Com este acordo, os SASUM conseguem disponibilizar aos seus estudantes mais 22 camas no Hostel Oficinas de São José.
O protocolo vigorará por nove meses, com perspetiva de renovação no próximo ano letivo. A cerimónia de formalização do acordo contará com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o Administrador dos SASUM, António Paisana, o Presidente da Direção do CJSJ, Fernando Xavier e o presidente da Associação Académica (AAUM), Nuno Reis.
Este protocolo resulta do projeto lançado pelo Município designado por “Guimarães Anfitriã”, em parceria com a Universidade do Minho, para combater a escassez de alojamento para os estudantes universitários deslocados que escolheram a Cidade de Berço para a sua formação académica.
Através do site do Município de Guimarães (https://www.cm-guimaraes.pt/p/guimaraes_anfitria) está disponível o formulário para completar o registo de casas e/ou quartos pertencentes a privados e que se destinam a alojamento de estudantes da Universidade do Minho. Quem estiver interessado também o poderá fazer no Balcão Único de Atendimento, na Câmara Municipal de Guimarães.
O crescente número de estudantes que frequentam a UMinho, o aumento do número de estudantes de mobilidade e de estudantes internacionais que solicitam o alojamento nas Residências Universitárias dos SASUM ultrapassa largamente a capacidade do número de camas disponíveis. Assim, e de forma a não colocar em causa a missão que lhe compete, os SASUM encontraram junto do CJSJ uma solução que contribuirá para amenizar as necessidades dos estudantes.