Câmara de Guimarães aposta no voluntariado jovem europeu e transfronteiriço
Líderes juvenis de toda a zona do Mediterrâneo reunidos em Guimarães durante uma semana. Salvaguardar a mobilização e a sustentabilidade do trabalho voluntário é um dos objetivos. “Atlantis Youth Camp” decorre na Zona de Couros, até ao próximo domingo.
O Presidente do Município de Guimarães pretende estabelecer acordos transfronteiriços com associações jovens de voluntariado internacional, na sequência da 11ª edição do “Atlantis Youth Camp”, evento que decorrerá em Guimarães até ao próximo domingo, 09 de agosto, reunindo cerca de 80 líderes juvenis provenientes de toda a zona do Mediterrâneo, selecionados entre aqueles que estão ativamente envolvidos no desenvolvimento de programas no Sul da Europa, Médio Oriente e Norte de África.
Organizado pelo Centro para a Cooperação no Mediterrâneo (CCM) da Cruz Vermelha Espanhola, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa, este encontro, que agrega participantes de 26 países, privilegia o intercâmbio entre jovens de diferentes culturas, com realce para os 15 participantes portugueses, 5 deles de Guimarães. A metodologia do Atlantis XI, devido à experiência dos facilitadores em formações internacionais de jovens, será voltada para a interação e participação ativa, com a realização de encenações, exercícios, situações da vida real, discussões, partilha de experiências pessoais e gestão de voluntários.
«Guimarães está aberta ao mundo para estabelecer acordos no âmbito do voluntariado europeu. Somos uma cidade europeia de cultura e temos condições para, em conjunto, prepararmos projetos, grandes ou pequenos, com o objetivo de construirmos pontes e derrubarmos muros para que a consciência coletiva solidária vença. Todos temos o direito de viver com dignidade e de sermos felizes. O voluntariado tem crescido e vai crescer mais», disse Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, na cerimónia de abertura, na qual marcou presença o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
«A participação dos jovens é um fator determinante para o desenvolvimento de uma sociedade mais forte e mais evoluída. Guimarães é um bom exemplo de compatibilização entre o passado e o futuro e será, também, uma fonte de inspiração para estes jovens», destacou Luís Barbosa, ladeado por Ariana Potrafki, Diretora do Centro para a Cooperação no Mediterrâneo, Eliana Del Bianco, representante juvenil do Centro para a Cooperação no Mediterrâneo, e por João Miguel Gomes, Coordenador Nacional da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa. «Esta é uma oportunidade para desenvolvermos e aprofundarmos competências no âmbito do voluntariado, especialmente no que diz respeito às novas gerações», enalteceu o jovem dirigente.
Guimarães debate desafios e oportunidades
A edição vimaranense do “Atlantis Youth Camp”, que principiou esta segunda-feira no Auditório da Fraterna, em Couros, vai focar-se nas oportunidades que o Voluntariado Jovem oferece, especialmente em tempos de crise, em termos das competências adquiridas, durante o exercício de voluntariado e, também, no impacto positivo que gera nas comunidades. O “Atlantis Youth Camp” reúne jovens da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho do Mediterrâneo, entre os 18 e os 28 anos, em torno do tema “Voluntariado Juvenil: Desafios e Oportunidades para Fazer a Diferença”.
Ao longo de uma semana, decorrerão um conjunto de formações que vão proporcionar aos jovens participantes conhecimentos específicos em workshops com temas tão diversos como “Juventude e Empreendedorismo Social”, “Pensamento Estratégico e Planeamento”, “Gestão de Voluntariado e Juventude”, “Sustentabilidade do Voluntariado e Gestão de Recursos”, “Jovens como Agentes de Mudança Positiva”, “Competências de Liderança” e “Voluntariado Jovem como meio para a promoção da Paz”.
Desde a sua primeira edição em 2005, este prestigiado evento internacional reuniu, até ao momento, centenas de jovens de toda a região do Mediterrâneo e destaca-se como uma oportunidade de referência para intercâmbios interculturais entre jovens voluntários. Estão presentes em Guimarães participantes de 26 países: Albânia, Argélia, Andorra, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, Egito, França, Grécia, Itália, Israel, Líbano, Líbia, Malta, Mónaco, Montenegro, Marrocos, Palestina, Portugal, San Marino, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Síria, Tunísia e Turquia. | Vídeo: Mensagem do Presidente da Cruz Vermelha Internacional
Notícias relacionadas
-
Paço dos Duques de Bragança recebeu evento solidário “Guimarães Acolhe”Notícias gerais
Paço dos Duques de Bragança recebeu evento solidário “Guimarães Acolhe”
02 Dez -
Guimarães programa ações até sábado para assinalar Dia Internacional dos VoluntáriosNotícias gerais
Guimarães programa ações até sábado para assinalar Dia Internacional dos ...
30 Nov