Câmara e Hospital de Guimarães realizam ação de promoção da saúde mental
Iniciativa dirigida à primeira infância, com a participação de educadoras das escolas públicas do concelho.
Alerta para os princípios de uma estratégia de prevenção eficaz e identificação precoce de problemas em crianças e jovens com sinais de patologias psiquiátricas foram assinalados numa sessão que decorreu esta terça-feira, 21 de janeiro, dirigida aos profissionais de educação de infância no ensino público de Guimarães. Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria pela equipa de saúde mental infantojuvenil do Hospital de Guimarães e os serviços de Educação da Câmara Municipal de Guimarães.
Em representação do Hospital de Guimarães, Virgínia Rocha mencionou que “a prevenção e a identificação precoce de patologias psiquiátricas nestas idades é de enorme mais valia em termos sociais e económicos. Os médicos e outros técnicos da saúde mental têm obrigação de capacitar, divulgar o conhecimento e sensibilizar os decisores para o grande impacto a longo prazo de medidas preventivas e promotoras de saúde mental na população infantojuvenil”.
A Vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, sublinhou que “a prevenção das doenças mentais tem evidência da sua eficácia, mas necessita de mais ação” e daí resulta esta ligação num contexto de interação clínico com as escolas. “Este é um trabalho crucial a desenvolver no contexto do pré-escolar, numa altura em que as crianças desenvolvem a sua autonomia, onde começam a ser definidas regras e importa sinalizar o quanto antes as problemáticas que interferem no desenvolvimento global”, salientou.
O projeto “Primeira Infância e saúde mental” está a ser implementado de uma forma interdisciplinar, resultante da parceria entre Hospital de Guimarães e Câmara Municipal, com um modelo de intervenção na pré-escola para sensibilização dos fatores de risco e de vivencias adversas que prejudicam o desenvolvimento das crianças, alertando para sinais precoces de patologia de neurodesenvolvimento e psiquiátrica nestas idades, discutir estratégias na gestão de comportamentos desajustados e promover competências sociais, literacia e bem-estar psicológico.
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