Câmara Municipal anuncia medidas para os sem-abrigo e cria alojamento de isolamento
As medidas têm como objetivo a proteção dos mais desfavorecidos e da população em geral e inserem-se no Plano de Ação de mitigação do surto pandémico da Covid-19
A Câmara Municipal de Guimarães, através da Proteção Civil Municipal e da Divisão de Ação Social, está atenta às necessidades da população em geral, e em especial dos mais idosos e dos mais desfavorecidos, face ao surto pandémico da Covid-19. Ao conjunto de medidas já em fase de implementação, e que se destinam à prevenção do contágio social e ao apoio aos idosos e pessoas com deficiência, juntam-se agora mais duas medidas de apoio que procuram dar solução a novas situações.
Assim, a Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Cercigui, providenciou um espaço de alojamento para os sem-abrigo do concelho, com todas as condições de higiene, segurança e conforto, e que permitirá o distanciamento social adequado, bem como o acesso a refeições. O sucesso da medida dependerá da sinalização dos casos que necessitem deste apoio e que não sejam do conhecimento dos serviços municipais, pelo que é solicitado à população em geral que entre em contacto com os serviços da Câmara Municipal, através dos telefones 253421255 / 969264803 / 969264761 ou do e-mail geral@cm-guimaraes.pt, informando casos de pessoas sem-abrigo. O encaminhamento dos sem-abrigo será efetuado exclusivamente pela Proteção Civil Municipal.
Outra das medidas tomadas é a disponibilização de um espaço de alojamento com as condições exigidas para o isolamento social, a denominada quarentena. Este espaço será utilizado pelos cidadãos que não têm possibilidade de o fazer em condições apropriadas nas suas habitações ou por aqueles que, por motivos económicos, vivam em condições de carência. Esta medida será executada em articulação com as Autoridades de Saúde e os serviços de Ação Social da Câmara Municipal, cumprindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.
A preocupação com os mais desfavorecidos e com os que detêm menos informação sobre as medidas de proteção e mitigação do surto da Covid-19 está na primeira linha da atuação da equipa municipal responsável pelo Plano de Ação de Emergência. A todo o momento, mais medidas poderão ser tomadas para dar resposta aos problemas que forem surgindo, perante um quadro de saúde pública que se vai desenvolvendo de forma imprevisível.
Dando as mãos, saberemos solidificar os laços de solidariedade que caracterizam o território vimaranense.
Notícias relacionadas
-
Câmara Municipal de Guimarães atribui cerca de 2 milhões de euros em subsídios para instituições de apoio socialDestaque Homepage
Câmara Municipal de Guimarães atribui cerca de 2 milhões de euros em ...
29 Jul -
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos HumanosNotícias geraisNotícias Social
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos Humanos
22 Dez