Como Guimarães vai comemorar durante um ano o 150º aniversário do nascimento de Raul Brandão
Notícias CulturaNotícias EducaçãoNotícias gerais
12 Março 2016
Obra do autor fará parte do quotidiano vimaranense nos próximos 365 dias. Ano de Raul Brandão teve início este sábado com a presença do Ministro da Cultura, no dia em que o escritor completaria mais um aniversário.
Guimarães prepara-se para realizar um ano de iniciativas literárias, no âmbito do programa de comemorações do 150º aniversário do nascimento de Raul Brandão, fazendo jus à importância de um dramaturgo que marcou a escrita e o modo de contar as gentes do nosso país. O alargado conjunto de eventos terá como ponto alto a primeira edição do Festival Húmus, que decorrerá entre 07 e 12 de março de 2017, altura em que se completa a simbólica data do escritor.
Até lá, serão desenvolvidas atividades com a comunidade escolar, grupos de teatro e instituições locais com vista à construção de uma vontade de mostrar a vida e obra de Raul Brandão, cujos textos estarão espalhados por espaços de socialização da cidade, mas também por várias plataformas digitais. A Câmara Municipal preparou momentos de demonstração, com exposições, leituras e visitas de escritores ao concelho de Guimarães e momentos orientados para a formação, vincando o lado prático da escrita, a vivência dos autores, o desafio à imaginação posta no papel.
O autor passará a ter, também, uma página de internet exclusivamente dedicada à sua obra, na qual poderá ser encontrado tudo o que é preciso saber sobre Raul Brandão. As iniciativas alargam-se a tertúlias, espetáculos de poesia, arte urbana e arte dita, visitas guiadas ao património da cidade, conferências, lançamentos de livros, mesas de debate, concertos comentados e, sobretudo, momentos que permitam enquadrar, identificar e pôr em destaque o papel determinante da vida e obra de Raul Brandão para a cultura portuguesa, em geral, e para o enriquecimento intelectual de Guimarães, em particular.
«A dimensão mais qualificante de uma sociedade é a cultura e tudo o que fazemos é com emoção, com entusiasmo, com racionalidade e elegância. Nunca deixamos de colocar o nosso sentimento em tudo o que fazemos! Ninguém compreenderá o diferente tratamento de Guimarães em relação a outras cidades portuguesas que foram Capitais Europeias da Cultura, nomeadamente, Porto e Lisboa», disse Domingos Bragança, Presidente do Município, que recebeu do ministro João Soares a promessa de uma «discriminação positiva», considerando Guimarães «um grande exemplo que tem de ser seguido pelo país» e que «foi melhor Capital Europeia da Cultura que Lisboa».
Trabalho de parceria com instituições de Guimarães
O certame será comissariado por Francisco José Viegas, ex-Secretário de Estado da Cultura e destacada personalidade da área literária, que imprimirá à programação uma maior coerência e assertividade na relação entre o desenvolvimento das atividades e o universo Raul Brandão. O Círculo de Arte e Recreio, através do Teatro de Ensaio Raul Brandão, colocará o escritor no espaço público e na comunidade escolar, com a realização de leituras encenadas, reposição e encenação de novas peças de teatro.
A Junta de Freguesia de Nespereira, onde o dramaturgo fixou residência a partir de 1911, apresentará atividades pensadas e realizadas com a comunidade local, deixando registos criativos que identifiquem Nespereira com Raul Brandão. Por sua vez, a Sociedade Martins Sarmento, como local icónico da cidade e sede do espólio do escritor, será um ponto de contacto fundamental na tentativa de investigar, expor e discutir a vida e obra do autor e dos seus contemporâneos e o Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e a cooperativa A Oficina vão estabelecer uma presença assídua de Raul Brandão na programação cultural do Município.
«Para mim, é uma honra comissariar este ano de comemorações. Guimarães tem uma programação invejável a todos os títulos e tudo o que é realizado neste concelho é feito com intensidade. A elegância é um sinal distintivo das coisas bem feitas e esta programação tem um carácter inovador. Nada melhor do que realizar este programa em Guimarães, que tem espaços renovados e tão bem vividos», afirmou Francisco José Viegas, que partilhou a opinião da vereadora Adelina Paula Pinto. «Vamos mostrar a genialidade de um homem que marcou Guimarães e que por Guimarães foi marcado».
Ministro da CulturaRaul BrandãoBibliotecaFestival LiterárioHúmus
Notícias relacionadas
-
Biblioteca Municipal Raul Brandão celebrou 32 anos ao serviço da comunidadeNotícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
Biblioteca Municipal Raul Brandão celebrou 32 anos ao serviço da comunidade
08 Mar -
Festival literário Húmus de regresso a Guimarães com a liberdade em destaqueNotícias geraisOutras Notícias
Festival literário Húmus de regresso a Guimarães com a liberdade em destaque
05 Mar