Constituída a 3ª Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros das Taipas
Governo promete apoio às Associações Humanitárias em todo o território nacional
No passado sábado, dia 25 de fevereiro, decorreu o ato solene de homologação da constituição da 3ª EIP - Equipa de Intervenção Permanente, nos Bombeiros Voluntários das Taipas, um evento que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, entre outras personalidades.
Durante o evento, Domingos Bragança agradeceu a José Luís Carneiro pela proximidade com que está no terreno e destacou a importância da intervenção dos Bombeiros Voluntários das Taipas na comunidade em que se insere. O edil reconheceu que vivemos tempos difíceis na angariação de novos voluntários e defendeu a necessidade de haver uma visão de horizonte mais alargada. Continuando a dirigir-se ao Ministro da Administração Interna, Domingos Bragança afirmou que "há muito trabalho a fazer no modelo colaborativo entre câmara, governo e associações humanitárias. [...] É no terreno, numa coordenação com as CIM, e nos bombeiros que daremos a proteção necessária às nossas pessoas". O presidente da Câmara terminou afirmando: "Estou certo de que fará um excelente trabalho nesse sentido. Portugal tem o ministro certo para a Administração Interna."
Por sua vez, José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, anunciou que em breve terá boas notícias para a GNR das Taipas e destacou o esforço, dedicação e proximidade do presidente da Câmara Municipal, atributos que fazem com que os cidadãos confiem na Câmara Municipal. O ministro afirmou que o Governo está comprometido em apoiar as associações humanitárias nas suas responsabilidades, tanto no financiamento como na sua profissionalização.
Durante o evento, foi destacado o risco dos incêndios florestais e a necessidade de fortalecer e capacitar as forças do Sistema Nacional de Proteção Civil, e ainda mencionado que está em curso um processo de progressiva capacitação dos bombeiros voluntários, numa transição gradual para a profissionalização.
Em 2023, serão transferidos 31.270.000€ para as Associações Humanitárias em todo o território nacional, representando um aumento de financiamento permanente para as EIP. No caso das CIM do Ave e do Cávado, entre 2015 e 2022, o aumento registado foi de 86%.
O Governo está a alterar o paradigma do financiamento das Associações para que seja mais regular e em maior quantidade, comprometendo-se em colaborar com os bombeiros para garantir comunidades mais seguras e, dessa forma, mais preparadas para o desenvolvimento.
Notícias relacionadas
-
Presidente da Câmara de Guimarães anuncia construção de novo quartel da GNR em LordeloNotícias geraisOutras Notícias
Presidente da Câmara de Guimarães anuncia construção de novo quartel da GNR ...
24 Nov -
«As Festas Gualterianas são genuinamente inigualáveis!», considera o Presidente do MunicípioNotícias CulturaNotícias gerais
«As Festas Gualterianas são genuinamente inigualáveis!», considera o ...
04 Ago