Domingos Bragança esteve presente na inauguração oficial da ROBOPARTY 2022
O evento organizado pelo Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho e pela BotnRoll realiza-se até 9 de abril e conta já com 14 edições.
Na manhã desta sexta-feira, 8 de abril, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, acompanhado do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e de Adelina Pinto, Vereadora da Educação, esteve presente na cerimónia oficial de abertura da RoboParty, que, este ano, totaliza 14 edições. O evento, que se realiza entre 7 e 9 de abril, é organizado pelo Grupo de Automação e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, coordenado pelo Prof. Fernando Ribeiro, e pela empresa BotnRoll, uma spin-off de ex-alunos da Uminho.
Na sua intervenção, Domingos Bragança enalteceu o entusiasmo de todos os participantes e realçou a importância do conhecimento e da sua aplicação prática que, no caso em concreto, se destina à construção e aperfeiçoamento de robôs. O Presidente da Câmara deixou um desafio ao Ministro da Educação para que, na edição de 2023, esteja presente em Guimarães e “veja um bom exemplo com potencial para ser replicado em todas as escolas do país”. Domingos Bragança disse inclusive que a Robótica devia ser uma disciplina dos curricula nacionais, a partir de tenra idade. O Edil terminou a sua intervenção desafiando a organização para que, em 2023, dedique um dia para os participantes poderem visitar Guimarães.
Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, destacou o entusiamo de Domingos Bragança pela sua cidade e pelo evento RoboParty, endereçando os parabéns ao Prof. Fernando Ribeiro pela dedicação de tantos anos. O Reitor disse que a UMinho tem algumas missões essenciais, e uma delas é abrir-se ao exterior proporcionando que pessoas das mais variadas idades e geografias possam ter uma experiência que fará deles “melhores cidadãos e melhores futuros profissionais”.
A RoboParty consiste num evento pedagógico que reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. A 14ª edição conta com 105 equipas e cerca de 100 voluntários dos cursos de Eletrónica Industrial e Mecânica da UMinho, bem como um conjunto de pessoas que eleva o número total de envolvidos a cerca de 600 pessoas.
Apesar de se ter iniciado no dia 7 de abril, a cerimónia oficial só teve lugar hoje, 8 de abril, por questões de agenda.
O site do evento está disponível em https://www.roboparty.org/index.php.
Notícias relacionadas
-
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
31 Jul -
UMinho está entre as 300 melhores do mundo na sustentabilidade
UMinho está entre as 300 melhores do mundo na sustentabilidade
17 Jun