Domingos Bragança foi um dos convidados da grande cimeira Portugal Mobi Summit
A cimeira decorre em Cascais, até 22 de outubro, e dedica-se aos temas sustentabilidade ambiental, smart cities e transição energética e digital.
Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, em ambiente virtual, a grande cimeira Portugal Mobi Summit, uma iniciativa do Global Media Group e da EDP, volta a juntar em Cascais um vasto painel de oradores e convidados nacionais e internacionais. Três dias de debate que juntam em palco figuras de referência nas áreas da mobilidade sustentável, smart cities, transição energética, transição digital, inovação, ou políticas públicas de transporte e planeamento urbano.
Na tarde desta quarta-feira, 20 de outubro, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, participou no painel "Descarbonizar as Cidades - Redesenhar a paisagem urbana com ciência de dados ou "não se pode mudar o que não de pode medir", juntamente com os presidentes das câmaras de Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Matosinhos e Cascais, tendo apresentado as medidas e os projetos de Guimarães para a sustentabilidade ambiental.
Numa altura em que o atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte Europa, lança o desafio para que 100 cidades europeias se tornem neutras carb onicamente, Domingos Bragança realçou o caminho de sustentabilidade que Guimarães começou a trilhar em 2013, apontando exemplos como o processo que levou à candidatura da cidade a Capital Verde Europeia 2020, o sistema de governança Guimarães 2030 para o desenvolvimento sustentável, a criação das Brigadas Verdes no concelho, o programa de educação ambiental Pegadas e a nova concessão de transportes públicos. O Presidente da Câmara deixou ainda claros os princípios basilares do desenvolvimento de Guimarães, que assentam na Educação, Cultura e Ciência.
Num painel moderado por Catarina Selada, diretora do City Lab do CEiiA, Domingos Bragança teve ainda a oportunidade para reforçar o compromisso de Guimarães na área da descarbonização, através da referência aos projetos da ecovias do Ave, Selho e Vizela, ao número de espaços verdes existentes na cidade e do seu reforço e ao alargamento da zona classificada de Couros e do seu papel no crescimento do Campus da Universidade do Minho, esta última como um importante parceiro para o desenvolvimento da ciência como caminho para mitigação dos problemas associados à sustentabilidade. Lançou ainda desafios aos autarcas do Quadrilátero Urbano, nomeadamente a criação de corredores para condução autónoma e semiautónoma e o aproveitamento inteligente da atual via férrea, com base em sistemas de Inteligência Artificial.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago