Domingos Bragança marcou presença no evento DeepLearning 2022 Spring
Realiza-se pela primeira vez em Guimarães a edição primaveril deste prestigiado evento do IRDTA – Institute for Research Development, Training and Advice.
Ao final da manhã desta segunda-feira, 18 de abril, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, marcou presença no evento DeepLearning 2022 Spring, inteirando-se da evolução dos trabalhos deste importante evento internacional, organizado pelo IRDTA – Institute for Research Development, Training and Advice (Bruxelas/Londres). Trata-se de um evento que funciona como uma escola internacional em matérias de Deep Learning (aprendizagem estruturada profunda).
A aprendizagem profunda é uma técnica de aprendizagem computacional que ensina os computadores a fazer o que é natural para os humanos (aprender pelo exemplo), sendo uma tecnologia-chave para casos como o da condução autónoma de veículos ou o controle por voz de dispositivos de consumo, entre outros.
Domingos Bragança destacou a importância da realização de um evento desta natureza em Guimarães, numa altura em que já é conhecida a aprovação de um novo curso de Ciência dos Dados que funcionará na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e numa época em que os dados se revelam fundamentais para a inovação tecnológica e imprescindíveis para a tomada de decisão em diversas áreas da atividade humana. O Presidente da Câmara congratula-se que Guimarães tenha sido escolhida para o evento de Primavera, juntando-se às cidades de Luleå, Suécia (Outono), e Las Palmas, Gran Canaria (Verão), sinal de que a aposta da autarquia num desenvolvimento que tem como um dos pilares a Ciência não está a passar despercebida.
O evento desenrola-se entre 18 e 22 de abril, em Guimarães, o que acontece pela primeira vez, sendo também o primeiro a realizar-se nos meses de Primavera. A coorganização está a cargo do Centro Algoritmi (UMinho), do LASI Laboratório de Associado de Sistemas Inteligentes (UMinho), da Escola de Engenharia (UMinho), da Universidade Rovira i Virgili, de Tarragona, Catalunha, e do Município de Guimarães. Pertencem ao comité organizador Dalila Durães, José Machado e Paulo Novais, da UMinho, Carlos Martín-Vide, da Universidade Rovira i Virgili, e Sara Morales e David Silva, do IRDTA.
Para um programa de 5 dias, estão reunidos no Hotel de Guimarães participantes de 27 países (19 países europeus), dos 5 continentes, dos quais destacamos África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, E.U.A., Líbano, Marrocos, Rússia e Turquia. As aulas, em formato híbrido (presencial e através de streaming), são ministradas por reputados especialistas, com destaque para os Keynote Speakers Kate Smith-Miles, Universidade de Melbourne, Miahi Surdeanu, Universidade do Arizona, e Zhongming Zhao, Universidade do Texas.
Mais informações em https://irdta.eu/deeplearn/2022sp/
Notícias relacionadas
-
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
31 Jul -
UMinho está entre as 300 melhores do mundo na sustentabilidade
UMinho está entre as 300 melhores do mundo na sustentabilidade
17 Jun