Guimarães acrescenta cinco freguesias ao serviço de teleconsultas “SNS24 Balcão”
Novos serviços implementados em Candoso S. Martinho, Infantas, Polvoreira e União de Freguesias de Sande S. Lourenço e Balazar e UF Tabuadelo e S. Faustino.
Em Guimarães são 9 as freguesias que dispõe dos serviços de teleconsultas, num projeto desenvolvido em articulação com Ministério da Saúde, ARS Norte e Câmara Municipal. Esta sexta-feira foram inaugurados cinco espaços para o serviço de teleconsultas “SNS24 Balcão” nas freguesias de Candoso S. Martinho, Infantas, Polvoreira e União de Freguesias de Sande S. Lourenço e Balazar e UF Tabuadelo e S. Faustino. A estas complementam os serviços já inaugurados nas freguesias de Brito, Lordelo, Nespereira e UF Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar.
Os novos espaços visam facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma rápida, mais próxima e segura, usufruindo destes serviços nas respetivas juntas de freguesia. O balcão permite marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras.
O Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, evidenciou que “as juntas de freguesia são fundamentais para chegar às pessoas” sublinhando a necessidade de criar um canal de acesso aos serviços de saúde através da componente digital. O Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, destacou o papel ativo das autarquias locais nesta experiência que “está a ultrapassar as expetativas”, com realce para a articulação com o ACES do Alto Ave, sob a orientação de Novais de Carvalho.
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, salientou a ação dos autarcas das Juntas de Freguesia como um elo de confiança e proximidade com as pessoas. “O serviço de teleconsultas permite resolver questões com maior celeridade e é importante passar esta mensagem de confiança e segurança às pessoas. Para que tudo funcione bem, é importante ainda um acompanhamento técnico e a formação necessária a colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio assistido ao cidadão”, constatou o presidente da autarquia de Guimarães.
A sessão de apresentação dos novos espaços de teleconsulta decorreu online, com destaque para os representantes das Juntas de Freguesia de Guimarães: Patrícia Lemos (Infantas), David Faria (Polvoreira), Francisco Gonçalves (UF Sande S. Lourenço e Balazar), Odete Lemos (Candoso S. Martinho) e Carlos Sousa (UF Tabuadelo e S. Faustino).
Notícias relacionadas
-
Guimarães adapta estrutura de retaguarda para acolher doentes com COVID-19Noticias Covid19
Guimarães adapta estrutura de retaguarda para acolher doentes com COVID-19
28 Jan -
Agrupamentos de Escolas e Creches asseguram o acolhimento e acompanhamento dos alunosNotícias Educação
Agrupamentos de Escolas e Creches asseguram o acolhimento e acompanhamento ...
27 Jan