Guimarães com 4 nomeações para o Green Project Awards 2016
As bacias de retenção, o sistema de recolha de resíduos no Centro Histórico, o programa PEGADAS e os projetos EcoPontas e Papa-Chicletes (Laboratório da Paisagem) são os nomeados para uma iniciativa que distingue boas práticas ambientais.
Guimarães, com quatro projetos finalistas, é o município português com mais nomeações no âmbito dos prémios Green Project Awards (GPA) que serão entregues no próximo dia 23 de janeiro na cidade do Porto e que têm por objetivo distinguir e reconhecer boas práticas de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. A estratégia de desenvolvimento sustentável promovida por Guimarães volta a ser reconhecida, depois de ter sido distinguido como um dos três municípios mais sustentáveis do país, no último mês de dezembro.
Na categoria “Cidades Sustentáveis”, Guimarães viu reconhecido o projeto que levou à construção das bacias de retenção que contribuíram para terminar com o flagelo das inundações na zona baixa da cidade. Já na categoria “Gestão Eficiente de Recursos”, Guimarães é finalista com o projeto Pay As You Throw (PAYT) implementado no Centro Histórico, numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, a VITRUS e a Resinorte e que tem aumentado a recolha de resíduos valorizáveis e a diminuição dos resíduos indiferenciados.
Na categoria “Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde”, Guimarães tem também como finalista o Laboratório da Paisagem, através do seu projeto “EcoPontas e Papa-Chicletes - Redução e Valorização de Resíduos”. Este novo mobiliário urbano de carácter ambiental tem permitido a redução da acumulação dos resíduos de pontas de cigarro e pastilhas elásticas pelas ruas da cidade, ideia que tem merecido igualmente o interesse de várias outras autarquias do país.
Finalmente, na categoria “Iniciativa de Mobilização”, o Município viu reconhecido o trabalho realizado pelo Programa Ambiental PEGADAS e que tem contribuído de forma decisiva para a educação e sensibilização ambiental junto de todas as escolas do concelho. Com a nomeação para quatros das categorias em concurso, este é um reconhecimento que sublinha o percurso desenvolvido no âmbito do projeto de desenvolvimento sustentável do território “Guimarães mais Verde” e que suporta também a Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. Recorde-se, também, que a Horta Pedagógica de Guimarães já havia sido finalista na edição do ano passado na categoria “Consumo Sustentável”.
Notícias relacionadas
-
Guimarães marca presença na Conferência Anual da “Energy Cities”Outras NotíciasUrbanismo e Ambiente
Guimarães marca presença na Conferência Anual da “Energy Cities”
21 Out -
Monte Latito e Parque da Cidade reconhecidos com Prémio Bandeira VerdeUrbanismo e Ambiente
Monte Latito e Parque da Cidade reconhecidos com Prémio Bandeira Verde
22 Set