Guimarães é o segundo concelho do país com mais bibliotecas escolares
Notícias EducaçãoNotícias gerais
14 Março 2016
No dia em que começou a Semana Nacional da Leitura, a Câmara de Guimarães juntou o quinquagésimo elo à Rede de Bibliotecas Escolares do concelho. Centro Escolar de Ronfe privilegia, também, componente audiovisual.
A inauguração da 50ª biblioteca escolar, esta segunda-feira, 14 de março, na vila de Ronfe, reforçou a posição de Guimarães como o segundo concelho do país com o maior número de bibliotecas em estabelecimentos de ensino. A abertura do mais recente espaço no Centro Escolar de Ronfe decorreu no início das comemorações da Semana Nacional da Leitura, onde as escolas são convidadas a criar momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, desenvolvendo elos de leitura.
Além de disponibilizar livros de todas as áreas de conhecimento, a nova biblioteca em Ronfe, integralmente equipada pela Autarquia, oferece uma sala de leitura formal, um espaço de leitura mais informal e uma zona multimédia com um quadro interativo de apoio às atividades de animação. «O livro é um amigo que nos ajuda à aquisição de novos conhecimentos! Ler é saber e saber é poder ajudar os outros», considerou o Presidente do Município. «Este espaço é vosso! Estimem-no, como se estivessem na vossa sala de estar», comparou Domingos Bragança.
Com mais de duas centenas de livros, o espólio da Biblioteca Escolar de Ronfe foi reforçado pela oferta de livros e de jogos didáticos que os alunos simbolicamente trouxeram de casa e que a Associação de Pais angariou numa campanha realizada junto de empresas da região. «O espaço está muito bonito, é dinâmico e tem boas condições para a aquisição de novos conhecimentos», referiu Adelina Paula Pinto, Vereadora com competências delegadas na área da Educação.
População estudantil de Ronfe
O Diretor do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar enalteceu o «empenho da Câmara Municipal de Guimarães» em reforçar as condições de ensino num «trabalho contínuo, sistemático e persistente, tendo em vista o melhor desempenho de alunos, professores e assistentes operacionais», detalhou Silvério Silva. O acervo bibliográfico do Centro Escolar de Ronfe, composto por livros da área multimédia, periódicos, aventuras, contos, artes, generalidades, ciências sociais, naturais e aplicadas, serve 157 crianças do ensino básico e 18 do pré-escolar.
A criação da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, assumida pelo Município de vital importância, complementa o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão. A Organização das Nações Unidas considera as bibliotecas escolares essenciais no programa educativo da escola, proporcionando o acesso aos livros e aos diferentes suportes de informação, melhorando a qualidade de vida das populações e fortalecendo hábitos quotidianos.
RonfeCentro EscolarBibliotecaBiblioteca Escolareducação
Notícias relacionadas
-
Reflexão sobre Disciplina na Escola em Destaque na Sessão Especial em São TorcatoNotícias EducaçãoNotícias geraisOutras Notícias
Reflexão sobre Disciplina na Escola em Destaque na Sessão Especial em São ...
17 Abr -
RoboParty recebe 450 jovens em Guimarães, para construir robôs móveis durante três diasNotícias EducaçãoNotícias gerais
RoboParty recebe 450 jovens em Guimarães, para construir robôs móveis ...
21 Mar