Guimarães explora soluções de expansão dos setores têxtil e criativo
Os representantes portugueses foram recebidos pela vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Tilburg, Marcelle Hendrickx, para discutir oportunidades de sinergia entre as duas cidades.
Esta quarta feira, 29 de março, a delegação vimaranense, composta por Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo, e Joaquim Pinheiro, diretor da Contextile - Bienal de Arte Têxtil, foi recebida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Tilburg, Marcelle Hendrickx, para discutir oportunidades de sinergia entre Guimarães e Tilburg, cidade holandesa conhecida pelo seu trabalho inovador no setor têxtil. O encontro acontece na sequência da receção pela embaixadora de Portugal nos Países Baixos, Clara Nunes dos Santos, e pelo delegado da AICEP para Benelux, Rui Paulo Almas.
Durante a reunião, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, apresentou o legado têxtil e as iniciativas que estão a ser desenvolvidas para promover a inovação e a criatividade na indústria. Por sua vez, a vice-presidente e vereadora da Cultura de Tilburg destacou o trabalho multidisciplinar e colaborativo que está a ser desenvolvido no Textile Museum de Tilburg, um museu com centro de inovação têxtil aberto à comunidade.
Após esta reunião, a delegação visitou o Textile Museum de Tilburg, onde pôde conhecer com maior pormenor o trabalho desenvolvido e trocar ideias com o diretor, Errol van de Werdt. Este museu é conhecido pela sua abordagem inovadora ao setor têxtil, que envolve a colaboração entre artistas, técnicos e empresas do setor. Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, demonstrou-se disponível para estabelecer colaborações com o Textile Museum de Tilburg e explorar novas oportunidades de inovação e criatividade no setor têxtil no território.
A visita à cidade holandesa espoletou boas perspetivas quanto ao futuro da relação entre as duas cidades, e futuras parcerias, tendo em conta o comum legado têxtil, e o modelo de desenvolvimento económico e social baseado no conhecimento, na cultura e na ciência.
Notícias relacionadas
-
Guimarães como «Fábrica da Europa» com Universidade e empresas têxteis de mãos dadasNotícias DDENotícias gerais
Guimarães como «Fábrica da Europa» com Universidade e empresas têxteis de ...
19 Nov -
Grandes grupos empresariais chineses visitam Guimarães esta quinta-feiraNotícias DDENotícias gerais
Grandes grupos empresariais chineses visitam Guimarães esta quinta-feira
02 Set