Guimarães implementa modalidades de desporto nas atividades das escolas
Andebol, Atletismo, Ginástica, Jiu-Jitsu, Judo, Karaté, Patinagem, Rugby e Rope Skipping são as diferentes modalidades desportivas experimentadas por crianças dos 3 aos 10 anos.
Mais de um milhar de alunos, entre os 3 e os 6 anos (programa de Atividades de Animação e Apoio à Família - AAAF) e dos 6 aos 10 anos (Componente de Apoio à Família – CAF) estão abrangidos pelo projeto de intervenção desportivo “Petizes Felizes”. Esta é uma aposta do programa de educação do Município de Guimarães que contempla os 14 agrupamentos de escolas do território concelhio e envolve ainda os clubes da região.
O objetivo é proporcionar às crianças de Guimarães a experimentação das diferentes modalidades desportivas, através de um programa de colaboração com clubes e associações desportivas, potenciando a experiência de formação nas respetivas modalidades. Neste contexto, foram estabelecidos protocolos com o Clube Desportivo Xico Andebol, Vitória Sport Clube, ARCAP - Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Ponte, AJKP - Associação Juvenil Karaté Portugal, CART - Centro de Atividades Recreativas Taipense, Clube Rope Skipping das Taipas, Guimarães Rugby Union Footbal Club e ainda Guimagym, que dinamizam as atividades num modelo rotativo pelas 51 escolas do ensino básico e jardins de infância.
“O projeto nasce da análise efetuada sobre a aplicação da atividade física desportiva nas crianças em contexto das atividades de componente e apoio à família e entendemos alterar o paradigma de intervenção no sentido de melhorar a qualidade da oferta, proporcionar uma maior eficácia na atividade física e alargar o leque de escolhas aos alunos para as mais diversificadas modalidades desportivas”, explica a Vereadora da Educação, Adelina Pinto. “Desta forma aumentamos a diversidade de oferta, temos mais probabilidades que cada criança encontre o seu desporto e melhoramos a relação dos clubes e associações desportivas com as nossas crianças”, sublinhou.
O Município de Guimarães, em parceria com a Tempo Livre que assume contratação e a coordenação dos professores, entendeu que esta era a oportunidade para implementar um sistema que permite desenvolver a cultura desportiva nas crianças, alargando o espetro desportivo e trabalhar a base do desporto ao encontro de uma verdadeira formação nesta interação com os clubes e associações.
O projeto “Petizes Felizes” assenta num coordenador pedagógico, responsável pela ligação entre a Câmara Municipal e as escolas, com a missão de gerir, acompanhar e avaliar o procedimento ao longo do ano. Estão designados ainda 15 professores nas escolas de forma a dinamizar as atividades físicas e desportivas.
Adelina Pinto destaca a “inovação da educação num contexto de formação desportiva e complemento das atividades aos alunos”, assumida pelo Município de Guimarães, cujos resultados, numa primeira análise, se revelam “extraordinários” no âmbito da dinâmica e formação proporcionada a todas as crianças do concelho.
As aulas decorrem no período das 15h30 às 17h30, num contexto das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) para as crianças dos 3 aos 6 anos. Para as crianças dos 6 aos 10 anos, integradas no programa da Componente de Apoio à Família (CAF) as atividades decorrem entre as 17h30 e as 18h30.
O programa está dividido numa fórmula de rotatividade, com a presença das diferentes modalidades e clubes no maior número de escolas, em todo o território concelhio.
NÚMEROS
51 Escolas
14 Agrupamentos
1046 Alunos
113 horas semanais de atividades promovidas pelos clubes
113 horas semanais de atividades promovidas pelos professores de Educação Física
9 Modalidades
Notícias relacionadas
-
Projeto Educativo My Polis promove cidadania ativa em Guimarães
Projeto Educativo My Polis promove cidadania ativa em Guimarães
18 Jun -
Sete Mil crianças celebraram o Dia Mundial do Brincar em Guimarães
Sete Mil crianças celebraram o Dia Mundial do Brincar em Guimarães
17 Jun