Guimarães implementa modalidades de desporto nas atividades das escolas
Andebol, Atletismo, Ginástica, Jiu-Jitsu, Judo, Karaté, Patinagem, Rugby e Rope Skipping são as diferentes modalidades desportivas experimentadas por crianças dos 3 aos 10 anos.
Mais de um milhar de alunos, entre os 3 e os 6 anos (programa de Atividades de Animação e Apoio à Família - AAAF) e dos 6 aos 10 anos (Componente de Apoio à Família – CAF) estão abrangidos pelo projeto de intervenção desportivo “Petizes Felizes”. Esta é uma aposta do programa de educação do Município de Guimarães que contempla os 14 agrupamentos de escolas do território concelhio e envolve ainda os clubes da região.
O objetivo é proporcionar às crianças de Guimarães a experimentação das diferentes modalidades desportivas, através de um programa de colaboração com clubes e associações desportivas, potenciando a experiência de formação nas respetivas modalidades. Neste contexto, foram estabelecidos protocolos com o Clube Desportivo Xico Andebol, Vitória Sport Clube, ARCAP - Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Ponte, AJKP - Associação Juvenil Karaté Portugal, CART - Centro de Atividades Recreativas Taipense, Clube Rope Skipping das Taipas, Guimarães Rugby Union Footbal Club e ainda Guimagym, que dinamizam as atividades num modelo rotativo pelas 51 escolas do ensino básico e jardins de infância.
“O projeto nasce da análise efetuada sobre a aplicação da atividade física desportiva nas crianças em contexto das atividades de componente e apoio à família e entendemos alterar o paradigma de intervenção no sentido de melhorar a qualidade da oferta, proporcionar uma maior eficácia na atividade física e alargar o leque de escolhas aos alunos para as mais diversificadas modalidades desportivas”, explica a Vereadora da Educação, Adelina Pinto. “Desta forma aumentamos a diversidade de oferta, temos mais probabilidades que cada criança encontre o seu desporto e melhoramos a relação dos clubes e associações desportivas com as nossas crianças”, sublinhou.
O Município de Guimarães, em parceria com a Tempo Livre que assume contratação e a coordenação dos professores, entendeu que esta era a oportunidade para implementar um sistema que permite desenvolver a cultura desportiva nas crianças, alargando o espetro desportivo e trabalhar a base do desporto ao encontro de uma verdadeira formação nesta interação com os clubes e associações.
O projeto “Petizes Felizes” assenta num coordenador pedagógico, responsável pela ligação entre a Câmara Municipal e as escolas, com a missão de gerir, acompanhar e avaliar o procedimento ao longo do ano. Estão designados ainda 15 professores nas escolas de forma a dinamizar as atividades físicas e desportivas.
Adelina Pinto destaca a “inovação da educação num contexto de formação desportiva e complemento das atividades aos alunos”, assumida pelo Município de Guimarães, cujos resultados, numa primeira análise, se revelam “extraordinários” no âmbito da dinâmica e formação proporcionada a todas as crianças do concelho.
As aulas decorrem no período das 15h30 às 17h30, num contexto das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) para as crianças dos 3 aos 6 anos. Para as crianças dos 6 aos 10 anos, integradas no programa da Componente de Apoio à Família (CAF) as atividades decorrem entre as 17h30 e as 18h30.
O programa está dividido numa fórmula de rotatividade, com a presença das diferentes modalidades e clubes no maior número de escolas, em todo o território concelhio.
NÚMEROS
51 Escolas
14 Agrupamentos
1046 Alunos
113 horas semanais de atividades promovidas pelos clubes
113 horas semanais de atividades promovidas pelos professores de Educação Física
9 Modalidades
Notícias relacionadas
-
Reflexão sobre Disciplina na Escola em Destaque na Sessão Especial em São TorcatoNotícias EducaçãoNotícias geraisOutras Notícias
Reflexão sobre Disciplina na Escola em Destaque na Sessão Especial em São ...
17 Abr -
RoboParty recebe 450 jovens em Guimarães, para construir robôs móveis durante três diasNotícias EducaçãoNotícias gerais
RoboParty recebe 450 jovens em Guimarães, para construir robôs móveis ...
21 Mar