Hospital de Guimarães com novo regulamento e horários para visitas a doentes a partir de 2016
Acompanhante pode permanecer junto do doente entre as 11 e as 20:30 horas. Horário das visitas passa a ser das 16 até às 20 horas.
O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, aprovou um novo regulamento de visitas que irá implicar alterações nos procedimentos e horários atuais. O novo regulamento entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 04 de janeiro de 2016, com o objetivo de adequar os horários de visita a doentes internados às necessidades dos seus familiares, bem como o acesso aos diferentes serviços hospitalares.
O doente poderá ter o acompanhamento de um familiar ou de pessoa que pode contribuir para a preparação do doente para a alta, continuidade de cuidados no domicílio ou parceiro dos cuidados no internamento. Os horários agora definidos refletem as características específicas de cada serviço e incluem, sempre que possível, a hora do almoço, do lanche e do jantar.
O acompanhante pode permanecer junto do doente no período das 11 às 20:30 horas, podendo ser substituído com o acordo do doente, enquanto as visitas podem permanecer no período das 16 às 20 horas. O acompanhamento familiar e as visitas inserem-se na humanização dos cuidados de saúde e integram a componente assistencial sendo, por conseguinte, consideradas um direito do doente. Todos os doentes internados têm direito a receber ou a recusar visitas e a determinar por quem desejam ser visitados.
O tempo de visita não deverá ultrapassar os 30 minutos, sendo que estão previstas situações em que um doente poderá ter acompanhamento permanente durante 24 horas, como são os casos de crianças até aos 18 anos, pessoas com elevado grau de dependência ou de deficiência, pessoas com doenças incuráveis ou em estado terminal.
Modo de acesso aos cartões mantém-se
O regulamento determina ainda a proibição de entrada de crianças até aos 10 anos, na qualidade de visitante, exceto se o doente internado a visitar for o pai, mãe, irmão ou irmã. No serviço de obstetrícia, as crianças com menos de 10 anos podem fazer visitas aos irmãos recém-nascidos. O número máximo de pessoas (visita e acompanhante) junto do doente nunca deve ultrapassar as duas pessoas. O cartão de acesso destinado ao acompanhante só pode ser trocado entre acompanhantes, sendo que o cartão destinado às visitas pode ser trocado entre os mesmos.
Os visitantes de utentes do Hospital Senhora da Oliveira deverão dirigir-se ao Serviço de Relações Públicas, no átrio da entrada principal do hospital, onde se deverão identificar e indicar o nome da pessoa a visitar e o serviço em que está internado. O cartão de visita e de acompanhante são entregues mediante o depósito de uma caução de 5 euros, que é devolvido aquando da entrega dos cartões, antes da saída das instalações. Este processo é o mesmo que tem sido adotado nas visitas ao hospital nos últimos anos.
Notícias relacionadas
-
Centro Académico e de Formação do Hospital Senhora da Oliveira recebeu certificação nacionalNotícias geraisOutras Notícias
Centro Académico e de Formação do Hospital Senhora da Oliveira recebeu ...
26 Mai -
Centro de Hemodinâmica é uma preocupação de Domingos BragançaNotícias geraisOutras Notícias
Centro de Hemodinâmica é uma preocupação de Domingos Bragança
18 Nov