Juntas de freguesias sensibilizadas para o Programa Eco-Freguesias XXI
Inscrições em curso até ao dia 15 de junho. Fermentões, Longos, Ponte, Serzedelo e Guardizela foram as freguesias que aderiram em 2017.
A Câmara Municipal de Guimarães promoveu uma sessão de sensibilização com os autarcas das juntas de freguesias do concelho com o propósito de incentivar à participação no Programa Eco-Freguesias XXI. Este projeto é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa e estão em curso as inscrições até 15 de junho, para a segunda edição.
O projeto Eco-Freguesias XXI assume-se como um reconhecimento pela adoção de práticas sustentáveis no seu território assentes na participação, cidadania e inclusão, com impacto real e positivo para a comunidade. A vereadora da Câmara Municipal, Sofia Ferreira, enalteceu a “pró-atividade dos nossos autarcas em prol das causas ambientais” considerando que “é importante o devido reconhecimento e efetuarem a inscrição neste projeto”.
As freguesias de Fermentões, Longos, Ponte, Serzedelo e Guardizela aderiram a este projeto em 2017 e foram galardoadas. “Este ano queremos que sejam mais as freguesias a participarem e mostrem as boas práticas aplicadas ao desenvolvimento sustentável das freguesias, realçando assim o esforço que todas têm feito neste caminho”, apontou a vereadora da autarquia, numa sessão que contou com o Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino, e o diretor Executivo, Carlos Ribeiro.
O projeto Eco-Freguesias XXI tem como finalidade incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. Este projeto procura ainda responder aos novos desafios estabelecidos pela estratégia “UE 2020”, enquadrando-se nas opções estratégicas que consolidam o desígnio europeu de promoção de uma economia social mais inteligente e mais verde.
Para proceder à inscrição deverá ser criado um login na plataforma ecofreguesias21.abae.pt e enviar a ficha devidamente preenchida para a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Notícias relacionadas
-
Guimarães: “Prado por cortar, abelhas a trabalhar”
Guimarães: “Prado por cortar, abelhas a trabalhar”
24 Abr -
Guimarães disponibiliza armadilhas para vespas velutinasNotícias geraisUrbanismo e Ambiente
Guimarães disponibiliza armadilhas para vespas velutinas
23 Abr