Luz amarela no Padrão do Salado alerta para prevenção de doença no primeiro mês de gestação
Dia Ibérico da Spina Bífida comemora-se a 21 de novembro. Patologia que provoca perda de sensibilidade e mobilidade nos membros inferiores e incontinência pode ser evitada.
A iluminação em tons de amarelo do Padrão do Salado, no Largo da Oliveira, em Guimarães, vai assinalar esta segunda-feira, 21 de novembro, o Dia Ibérico da Spina Bífida, uma malformação congénita da coluna vertebral resultante de um defeito na formação das vértebras que causa danos no sistema nervoso central e que ocorre no primeiro mês de gestação devido a um inadequado encerramento do tubo neural.
A ação, desenvolvida em conjunto entre o Município de Guimarães, a Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal, ASBIHP e a Federação de Associações de Spina Bífida de Espanha, tem por objetivo sensibilizar a população para a prevenção de uma malformação que pode provocar a perda de sensibilidade e mobilidade nos membros inferiores e incontinência. A doença pode ser evitada com a toma de um suplemento farmacológico de folatos antes de engravidar (3 a 6 meses antes) e durante os primeiros 3 meses de gravidez, dado que o tubo neural começa a formar-se por volta do 20º dia de gestação.
As crianças que padecem desta doença têm um maior risco de mortalidade ou de sofrer outras complicações devido ao facto do tubo neural e os nervos não estarem protegidos adequadamente pelos músculos, a pele e os ossos, estando revestidos por uma fina membrana. Anualmente, nascem em Portugal mais de 100 crianças com defeitos do tubo neural (DTN), provocados pelo incorreto desenvolvimento do sistema nervoso ou do canal neural, dos quais o mais comum é a Spina Bífida.