Obras da Câmara de Guimarães na EB1 de Gondar restituem conforto a uma centena de alunos
Realização da empreitada concedeu nova autonomia às turmas, com a criação de salas de aula individuais. Cobertura do edifício também foi remodelada.
Uma intervenção efetuada pelo Município de Guimarães nas instalações da EB1 de Gondar, no valor superior a 50 mil euros, permitiu devolver o conforto à escola do ensino básico, atualmente frequentada por 106 alunos. As obras de beneficiação consistiram na substituição da cobertura, através da remoção das placas de fibrocimento, mas também na divisão de salas de aula através de colocação de paredes em alvenaria, uma vez que os espaços não tinham qualquer divisão física.
Durante a realização da empreitada, que decorreu ao longo de dois meses, a Câmara Municipal de Guimarães procedeu também à colocação de novas cortinas interiores, efetuou uma revisão das instalações sanitárias e da rede de aquecimento do edifício escolar, além de terem sido realizados trabalhos de pinturas no interior e no exterior do estabelecimento de ensino.
«Cada turma tem, agora, uma sala própria! Retirou-se o amianto da escola e instalou-se um parque infantil», disse Domingos Bragança, acompanhado pela Vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, durante uma visita efetuada esta quinta-feira, 03 de dezembro, onde os jovens estudantes tiveram oportunidade de entrevistar o responsável do Município de Guimarães. «Todos os alunos colocaram imensas questões, muito bem elaboradas, podíamos estar aqui a manhã toda, gostei muito…».
No decurso da sessão de perguntas e respostas, foram formulados outros desejos, com realce para a criação de um recinto desportivo. «Posso vir a atender esse objetivo em 2016!», afirmou Domingos Bragança, enaltecendo o conjunto de obras presentemente efetuadas. «Estas intervenções, importantes do ponto de vista pedagógico, restituem um maior conforto aos alunos e os pais, que têm aqui uma escola pública de proximidade, com boas condições materiais, bons professores e uma boa comunidade educativa», acrescentou o Presidente da Autarquia.
Outras obras em escolas do concelho
O Município de Guimarães efetuou um conjunto de importantes obras em outras escolas do concelho. Em Ronfe, a intervenção da autarquia decorreu no Pavilhão Aurora Cunha, cuja cobertura foi integralmente substituída. Ainda na vila de Ronfe, a Câmara Municipal procedeu, igualmente, à reparação da cobertura da EB 2,3 Abel Salazar, o mesmo acontecendo com o pavilhão da EB 2,3 João de Meira, cujos balneários estão a ser objeto de uma requalificação, com uma nova organização dos seus espaços.
Em Urgezes, realizaram-se obras de ligação do Centro Escolar à EB 2,3, executando-se uma ligação física direta, através de uma estrutura metálica coberta, de forma a permitir que os alunos do Centro Escolar possam utilizar o pavilhão desportivo da EB 2,3 de Urgezes, sem ter que sair do recinto escolar. Em Fermentões, na EB 2,3 Fernando Távora, a Câmara remodelou a cozinha da escola, numa intervenção orçada em 47 mil euros, enquanto em Azurém foram beneficiadas as EB1/JI de Santa Luzia e a EB1 da Pegada.
Neste conjunto de obras, a EB 2,3 de Briteiros São Salvador recebeu uma nova cobertura na entrada principal. Foram ainda efetuadas intervenções em estabelecimentos de ensino de Serzedelo, São Torcato, Brito, Taipas, Lordelo, Moreira de Cónegos, Oliveira do Castelo, Abação, Airão Santa Maria, Airão São João, Aldão, Atães, Briteiros Santa Leocádia, Briteiros Santo Estêvão, Briteiros São Salvador, Calvos, Candoso Santiago, Conde, Corvite, Costa, Creixomil, Donim, Gandarela, Guardizela, Longos, Tabuadelo, Mascotelos, Mesão Frio, entre outros.
Notícias relacionadas
-
Oliveira do Castelo e Costa com obra de desvio da rede de águas pluviaisNotícias geraisOutras NotíciasUrbanismo e Ambiente
Oliveira do Castelo e Costa com obra de desvio da rede de águas pluviais
01 Jun -
Alunos das escolas de Guimarães votam no Orçamento Participativo 2023Notícias Educação
Alunos das escolas de Guimarães votam no Orçamento Participativo 2023
26 Mai