Pedro Mexia em Guimarães na edição de outubro da iniciativa “Escritor no Concelho”
Húmus – Festival Literário de Guimarães promove diálogos com doze nomes da literatura nacional. Público tem um papel interativo, podendo colocar questões ao convidado.
O cronista e crítico literário Pedro Mexia vai estar à conversa com Tito Couto, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, esta quinta-feira, dia 13, às 18 horas, na edição de outubro da iniciativa “Escritor no Concelho”, inserida nas comemorações dos 150 anos do Nascimento de Raul Brandão, que a Câmara Municipal de Guimarães está a promover até 2017.
Licenciado em Direito pela Universidade Católica, colabora regularmente no semanário “Expresso”, tendo passado anteriormente pelos jornais “Diário de Notícias” e “Público”. É um dos membros do programa “Governo Sombra” (TSF / TVI24) e foi subdiretor e diretor interino da Cinemateca Portuguesa.
Pedro Mexia escreveu para teatro e televisão, encenou, adaptou e publicou peças de teatro como Agora a Sério (2010) ou No Campo (2016). Traduziu Robert Bresson, Tom Stoppard, Martin Crimp e Hugo Williams. Organizou uma coletânea de ensaios de Agustina Bessa-Luís e, com José Tolentino Mendonça, a antologia Verbo: Deus como Interrogação na Poesia Portuguesa (2014).
Publicou seis volumes de crónicas e quatro de diários, sendo os títulos mais recentes Cinemateca (2013), Lei Seca (2014) e Biblioteca (2015). Editou sete livros de poemas, o último dos quais Uma Vez que Tudo se Perdeu (2015) e, em Menos por Menos (2011), escolheu poemas dos seus seis livros anteriores. No Brasil, publicou o livro de crónicas Queria Mais É que Chovesse (2015) e a coletânea de poemas escolhidos Contratempo (2016). Coordena a coleção de poesia das Edições Tinta-da-china.
Notícias relacionadas
-
Passadeiras de Guimarães com frases de escritores nos 150 anos do nascimento de Raul BrandãoNotícias EducaçãoNotícias gerais
Passadeiras de Guimarães com frases de escritores nos 150 anos do nascimento ...
21 Jun -
Prémio José Saramago 2015 este mês em Guimarães para conversar com vimaranensesNotícias EducaçãoNotícias gerais
Prémio José Saramago 2015 este mês em Guimarães para conversar com vimaranenses
07 Jun