PEGADAS reconhecido como amigo do Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU)
Pertinência do programa ambiental em destaque na missão desta iniciativa internacional. Pontes entre os pensamentos globais e as ações locais mostram que existem opções para colaboração futura no âmbito desta rede.
O ‘Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável’ (PEGADAS) foi reconhecido como amigo do Ano Internacional para o Entendimento Global (IYGU), uma iniciativa da ‘União Geográfica Internacional’ (IGU) que aborda a forma como o ser humano transforma e molda a natureza, percebendo as consequências globais do seu comportamento quotidiano.
Nascido de programas de investigação sobre a sustentabilidade global estabelecidos pelos Conselhos Internacionais de Ciências Naturais (ICSU) e de Ciências Sociais (ISSC), o IYGU apoia e prolonga iniciativas tais como os Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento da ONU e a Década da Educação para o Desenvolvimento da Sustentabilidade, de que a UNESCO é elemento fulcral. Foram pois, os resultados bem-sucedidos dos anteriores ‘Anos Internacionais das Nações Unidas’ que lançaram as bases para o IYGU.
O seu objetivo é a promoção de um melhor entendimento sobre o impacto global das ações locais, que possa estimular políticas inovadoras que respondam aos desafios globais, entendendo que o desenvolvimento sustentável e a construção de uma nova relação social e política para a realidade global emergente são um desafio global, mas que atingi-lo requer uma transformação do local.
Nesse sentido, conclui-se que uma visão global reduz o risco de conflitos regionais, as escolhas locais dão forma à mudança global, as decisões individuais têm impacto nos desafios globais, a mudança deve começar localmente para alcançar um nível mundial e que os desafios globais integram a ciência nas decisões diárias de cada indivíduo.
A iniciativa ‘Eco-Parlamento’, organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, e um dos projetos do programa ambiental PEGADAS, é apontada como medida exemplar, pela forma como, através do princípio da Democracia Participativa Jovem, atraiu para o debate concelhio jovens do ensino básico que refletiram sobre o desenvolvimento sustentável para o território que habitam, ao mesmo tempo que promoveu a identificação de desafios ambientais em Guimarães, procurando soluções sustentadas, enquanto proporcionou a discussão em torno do mote de “conectar a ação local aos desafios de escala global”.
Notícias relacionadas
-
Guimarães inicia Plano de Ação para enfrentar alterações climáticasUrbanismo e Ambiente
Guimarães inicia Plano de Ação para enfrentar alterações climáticas
26 Fev -
Guimarães inicia Plano de Ação para enfrentar alterações climáticas
Guimarães inicia Plano de Ação para enfrentar alterações climáticas
26 Fev