PEGADAS reconhecido como amigo do Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU)
Pertinência do programa ambiental em destaque na missão desta iniciativa internacional. Pontes entre os pensamentos globais e as ações locais mostram que existem opções para colaboração futura no âmbito desta rede.
O ‘Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável’ (PEGADAS) foi reconhecido como amigo do Ano Internacional para o Entendimento Global (IYGU), uma iniciativa da ‘União Geográfica Internacional’ (IGU) que aborda a forma como o ser humano transforma e molda a natureza, percebendo as consequências globais do seu comportamento quotidiano.
Nascido de programas de investigação sobre a sustentabilidade global estabelecidos pelos Conselhos Internacionais de Ciências Naturais (ICSU) e de Ciências Sociais (ISSC), o IYGU apoia e prolonga iniciativas tais como os Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento da ONU e a Década da Educação para o Desenvolvimento da Sustentabilidade, de que a UNESCO é elemento fulcral. Foram pois, os resultados bem-sucedidos dos anteriores ‘Anos Internacionais das Nações Unidas’ que lançaram as bases para o IYGU.
O seu objetivo é a promoção de um melhor entendimento sobre o impacto global das ações locais, que possa estimular políticas inovadoras que respondam aos desafios globais, entendendo que o desenvolvimento sustentável e a construção de uma nova relação social e política para a realidade global emergente são um desafio global, mas que atingi-lo requer uma transformação do local.
Nesse sentido, conclui-se que uma visão global reduz o risco de conflitos regionais, as escolhas locais dão forma à mudança global, as decisões individuais têm impacto nos desafios globais, a mudança deve começar localmente para alcançar um nível mundial e que os desafios globais integram a ciência nas decisões diárias de cada indivíduo.
A iniciativa ‘Eco-Parlamento’, organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, e um dos projetos do programa ambiental PEGADAS, é apontada como medida exemplar, pela forma como, através do princípio da Democracia Participativa Jovem, atraiu para o debate concelhio jovens do ensino básico que refletiram sobre o desenvolvimento sustentável para o território que habitam, ao mesmo tempo que promoveu a identificação de desafios ambientais em Guimarães, procurando soluções sustentadas, enquanto proporcionou a discussão em torno do mote de “conectar a ação local aos desafios de escala global”.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago -
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga do ambienteNotícias gerais
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga ...
21 Jan