Primeiras árvores do projeto “Guimarães Mais Floresta” plantadas no Dia da Criança
Seis exemplares de uma espécie autóctone serão plantados esta quarta-feira de manhã. Ato simbólico decorrerá na Horta Pedagógica de Guimarães. Programa contempla plantação de 15 mil novas árvores.
O Dia Mundial da Criança, que se comemora esta quarta-feira, 01 de junho, é a data escolhida para a plantação simbólica de uma árvore por cada instituição que abraçou o programa “Guimarães Mais Floresta”, projeto conjunto lançado pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Guimarães.
Na cerimónia, que decorrerá na Horta Pedagógica a partir das 10:30 horas, serão igualmente plantadas outras três árvores em nome do Infantário Nuno Simões, Infantário da Ordem S. Francisco e em representação do PEGADAS - Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável, simbolizando o envolvimento das escolas. A iniciativa terá um efeito multiplicador a 21 de março de 2017, Dia da Árvore, data escolhida para a plantação efetiva de mais de 15 mil árvores angariadas junto das instituições concelhias.
Inspirado no conceito do programa PEGADAS, que visa o desenvolvimento sustentável do concelho e a promoção de políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas, o Município e a CPCJ de Guimarães propuseram o estabelecimento do paralelismo entre a promoção e proteção ambiental com a promoção e proteção infantojuvenil, também eles garante do nosso futuro próximo.
Assim, nasceu o projeto “Guimarães Mais Floresta”, através do qual cada criança/jovem do concelho foi convidada, através do seu estabelecimento de ensino, a semear e plantar uma árvore, batizando-a com o seu próprio nome. A árvore, que cada um se apropriará e chamará de sua, é um exemplar único que deverá ser protegido durante todas as suas fases de crescimento, tal como acontece com cada criança, garantindo-se um crescimento saudável e harmonioso.
Programa ambiental para todas as idades
O projeto, integrado no movimento Guimarães Mais Verde, vai de encontro a duas dimensões fundamentais: a reflorestação de zonas verdes do concelho, o que permite contribuir para o movimento cívico Plantar Portugal, o qual estabelece metas para cada município para a reflorestação com árvores autóctones (20 mil até 2025), e por outro lado, a valorização dos indicadores relacionados com os espaços verdes, natureza, biodiversidade e qualidade do ar, no âmbito da candidatura a Capital Verde Europeia 2020.
Com o projeto “Guimarães mais Floresta”, pretende-se plantar mais de 15 mil novas árvores autóctones, que beneficiarão o território e toda a comunidade vimaranense, numa ação que se renovará anualmente. O convite para participar foi endereçado a todos os escalões etários, assumindo assim um carácter transgeracional, envolvendo a população sénior através dos centros de dia, lares ou outras estruturas a eles dedicadas, bem como entidades e instituições de solidariedade e responsabilidade social.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago