Programa da Câmara de Guimarães ensina crianças a andar de bicicleta em segurança
Município vimaranense aposta na educação para a utilização da bicicleta. Alunos vão saber as regras do código da estrada e serão avaliados pelos conhecimentos adquiridos. No final, recebem o Cartão de Ciclista Urbano, uma espécie de carta de condução.
A Câmara Municipal de Guimarães deu início ao programa “EducaBicla”, destinado a 1500 alunos de turmas do 6º ano de escolaridade do concelho, com o objetivo de ensinar os jovens a andar de bicicleta cumprindo as regras de segurança. O projeto, cuja sessão pública de apresentação decorreu esta terça-feira, 12 de janeiro, no Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Ronfe, visa também sensibilizar a comunidade estudantil para a adoção de comportamentos amigos do ambiente.
O programa, realizado em parceria com a empresa vimaranense Get Green, funcionará em todas as escolas de Guimarães, englobando os 14 agrupamentos de escolas e os Colégios do Ave e Nossa Senhora da Conceição, estando igualmente presente em várias freguesias do concelho, aos sábados, com os alunos a poderem levar os familiares e amigos em sessões públicas onde toda a comunidade é convidada a participar num projeto de aprendizagem, com uma componente educativa e pedagógica.
Cada ação contempla uma vertente teórica, abordando os principais benefícios da utilização da bicicleta como meio de transporte, bem como regras e sinais de trânsito para uma condução segura. Haverá ainda uma componente de mecânica na ótica do utilizador e uma formação prática, com um percurso devidamente sinalizado, onde os alunos poderão pedalar e testar os conhecimentos. No final de cada ação, o participante recebe o Cartão de Ciclista Urbano, como reconhecimento da aprendizagem e objeto que o faça lembrar de todos os cuidados a ter enquanto pedala.
Ecovia como aposta na mobilidade ciclável
«Temos o objetivo de sermos Capital Verde Europeia e um dos pressupostos fundamentais é a Mobilidade (suaves e alternativas). Dentro deste desígnio, que estamos a trabalhar com muito entusiasmo, a mobilidade ciclável é uma questão pertinente. Por isso, estamos a investir num projeto muito ambicioso como é a Ecovia que, quando estiver concluída, vai atravessar a cidade e ligará várias freguesias numa extensão de 52 quilómetros», referiu Amadeu Portilha, Vice-Presidente na Autarquia, na apresentação pública do programa.
O “EducaBicla”, juntamente com outras estratégias da Autarquia, designadamente, a criação de mais “Zonas 30”, tem também como finalidade sensibilizar e envolver os cidadãos para os modos ativos e hábitos sustentáveis, utilizando a bicicleta de forma segura e responsável. «Estamos a fazer um trabalho comunitário nas escolas e nas freguesias, promovendo o uso da bicicleta e levando a sensibilização à comunidade escolar, por vezes mais disponível e aberta a esta problemática», acrescentou o Vereador do Município com competências delegadas na área do Ambiente.
Aprender a pedalar no espaço público
Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação, explicou que a aplicação do projeto a alunos do 6º ano, faixa etária situada entre os 10 e os 12 anos, está relacionada com o facto de o estudante «ter já alguma autonomia». Com o conhecimento das regras de segurança, esta constitui uma oportunidade «ideal de convencer os pais para que o trajeto de bicicleta possa ser feito no dia a dia», considerou, citando como exemplo o período letivo onde a bicicleta não é usada como meio de transporte. «Usam-na no tempo de férias, muitas vezes para verem as notas ou fazerem uma visita à escola, uma vez que não têm transporte assegurado», referiu.
De acordo com o estudo “Cidades de bicicletas, cidades para o futuro”, realizado pela Comissão Europeia, 11% das medidas tomadas para o incentivo da utilização da bicicleta passam por campanhas de formação e sensibilização. «É importante aprenderem a pedalar na via pública! Por exemplo, muitas pessoas não sabem que as crianças, a partir dos 10 anos, não podem circular de bicicleta em cima do passeio, têm de ocupar a faixa de rodagem», mencionou Teresa Silva, formadora da Get Green, enaltecendo a aposta no “EducaBicla” como alavanca para a mudança de comportamentos, no âmbito das políticas de boas práticas ambientais.
Notícias relacionadas
-
Agrupamento Fernando Távora é o vencedor do Eco Parlamento
Agrupamento Fernando Távora é o vencedor do Eco Parlamento
20 Mai -
Guimarães volta a entrar na corrida pelo título de Capital Verde EuropeiaNotícias geraisUrbanismo e Ambiente
Guimarães volta a entrar na corrida pelo título de Capital Verde Europeia
30 Abr