Requalificação da Rua 24 de Junho representa uma obra de grande qualidade para Aldão
A inauguração desta obra estruturante para a freguesia e para o Vale de São Torcato, bem conseguida, e que integra as requalificações viárias de Atães-Aldão - São Lourenço de Selho – Penselo – Fermentões, inseriu-se nas comemorações do Dia Um de Portugal.
No final da tarde deste sábado, 22 de junho, foi inaugurada a requalificação da Rua 24 de Junho e da Ponte sobre o rio Selho, um investimento de 2.308.062,78€ acrescido de IVA, que vem dotar a freguesia de Aldão de uma infraestrutura viária completamente renovada, uma obra muito bem conseguida, de grande qualidade, que é estruturante para a freguesia de Aldão e para o Vale de S. Torcato.
A cerimónia contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, acompanhado por vereadores do Executivo Municipal, de José João Torrinha, presidente da Assembleia Municipal, e de Martim Fernandes, presidente da Junta de Aldão.
Na sua intervenção, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, lembrou todo o processo que tornou possível uma requalificação que começou a desenhar-se em 2013. O presidente da Câmara lembrou as conversas com a então presidente de Junta Conceição Castro, e de todas as dificuldades que o projeto revelou, fruto das diferentes exigências que foram sendo colocadas, seja por dificuldades relacionadas com a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e a crise económica que se lhe seguiu, seja pelo diálogo encetado pelo atual presidente de Junta, Martinho Fernandes, com a população, que permitiu acomodar várias das suas aspirações. “O projeto foi sendo elaborado e, mais tarde, sinalizei a necessidade de ser alargada a ponte sobre o rio Selho. Não fazia sentido se assim não fosse”, disse o edil.
Para Domingos Bragança, dotar a rua 24 de Junho de infraestruturas que fazem da obra uma obra quase de raiz, implicou um processo longo que agora vale a pena ver terminado. “Foi um caminho difícil, com muita negociação com as pessoas, pelo que endereço os parabéns a todos os envolvidos, aos técnicos da Câmara Municipal, à vereadora Sofia Ferreira e ao presidente Martinho Fernandes”, concluiu
Martinho Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Aldão, agradeceu a todos quantos tornaram possível realizar a obra, sem esquecer os presidentes de junta anteriores, os técnicos da Câmara Municipal, a vereadora Sofia Ferreira, e toda a população de Aldão, em especial os moradores na rua 24 de Junho. Realçando os problemas que foram surgindo, Martinho Fernandes não deixou de lembrar que governar é “tomar decisões”, e que contou sempre com o apoio de Domingos Bragança para dar resposta às alterações que foram surgindo ao longo da realização da obra.
Destaque-se ainda a bênção do requalificado Nicho de Nossa Senhora dos Bons Caminhos, realizada pelo reverendo padre Joaquim Marques da Mota, um ponto de culto religioso que foi construído em fevereiro de 1982.
A obra de requalificação da rua 24 de Junho, na freguesia de Aldão, contemplou a repavimentação da via, a criação de passeios e zonas de estacionamento, o escoamento de águas pluviais, e a reabilitação e reforço da ponte sobre o Rio Selho. Toda a extensão do percurso está pontuada pela arborização, uma componente indispensável na qualidade do ambiente e no enquadramento paisagístico da zona, e conta com semaforização de controle de velocidade nas zonas de maior perigosidade, garantido a segurança de peões e automobilistas.
A obra, bem conseguida, integra as requalificações viárias de Atães-Aldão - São Lourenço de Selho – Penselo – Fermentões.
Notícias relacionadas
-
A Associação Vida a Cores inaugurou a sua nova sede e o concelho de Guimarães beneficia agora de mais 42 lugares de CrecheDestaque Homepage
A Associação Vida a Cores inaugurou a sua nova sede e o concelho de ...
08 Set -
Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra inaugurado a 24 de junhoDestaque Homepage
Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra inaugurado a 24 de junho
26 Jun