STEAMigPOWER: Construindo pontes de inovação e inclusão para migrantes



O projeto STEAMigPOWER explora a interseção entre a integração de migrantes e as áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), tendo a diversidade como força motriz da inovação.
Decorreu esta terça-feira o evento inaugural de divulgação do STEAMigPOWER em Portugal nas instalações da Universidade do Minho - Campus Gualtar. O evento, que reuniu especialistas em migração, educadores e participantes para discutir a integração de migrantes, refugiados e requerentes de asilo através da educação STEAM, contou com intervenções de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações de Portugal, Nuno Costa Jorge e Hamed Hamdard, da Plataforma Portuguesa de Apoio aos Refugiados (PAR) e Maria Fátima Pereira, do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Câmara Municipal de Guimarães.
O projeto STEAMigPOWER foi apresentado por Sofia Barbosa Pereira e António vicente, coordenadores do projeto na UMinho, e explora a interseção entre a integração de migrantes e as áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), tendo a diversidade como força motriz da inovação. O projeto centrar-se-á no desenvolvimento de cursos STEAM a serem oferecidos a migrantes, refugiados e requerentes de asilo, nomeadamente mulheres e alunos do ensino secundário (15 – 18 anos), que são particularmente vulneráveis à marginalização em STEAM. O consórcio desenvolverá cinco cursos, principalmente nas áreas de meio ambiente, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, o que vai quer ao encontro das prioridades europeias, quer das necessidades dos países de origem destas comunidades, preparando-os não só para permanecerem na Europa como para retornar aos seus países de origem, quando os conflitos terminarem, com as ferramentas e habilidades adequadas para os reconstruirem de forma sustentável.
Os cursos STEAM serão oferecidos presencialmente nas Instituições de Ensino Superior parceiras e em formato online, com o objetivo de chegar a todos os migrantes interessados, independentemente de onde estejam localizados. O programa presencial será complementado com um programa sobre Inclusão Social e Digital Storytelling, que fornecerá aos participantes as habilidades para criar histórias digitais.
Notícias relacionadas
-
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial em Sintra
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património ...
16 Set -
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de NotíciasDestaque Homepage
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de ...
28 Ago