Novo programa de 'Abril com Cantigas de Maio' dedicado a Mário Soares

O centenário de Mário Soares será também o mote para o público acompanhar um extenso programa que acontece em diversos pontos do concelho entre abril e junho.
Decorreu esta terça-feira, nos Antigos Paços do Concelho, a apresentação do programa do “Abril com Cantigas do Maio”, numa sessão que contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Carlos Mesquita (Cineclube), Marisa Oliveira (C.A.R.), Antero Ferreira (Sociedade Martins Sarmento), Natacha Carvalho (Convívio) e Torcato Ribeiro (CICP). Conjuntamente com os representantes das coletividades vimaranenses, foi apresentado o programa de 2025 do "Abril com Cantigas do Maio", que será coorganizado com o Município de Guimarães. O centenário de Mário Soares será também o mote para o público acompanhar um extenso programa que acontece em diversos pontos do concelho entre abril e junho.
Para Paulo Lopes Silva, “cinquenta e um anos depois, continua a ser urgente celebrar Abril. Porque Abril trouxe paz aos portugueses e aos antigos territórios ultramarinos, e hoje, num mundo onde a liberdade de imprensa e os direitos conquistados estão sob ataque, é essencial reafirmar esses valores. Celebramos com arte, com rua, com memória e com participação coletiva — para que a mensagem de Abril continue a chegar a todos.”
Mergulhando no vasto programa que Guimarães apresenta para as duas importantes datas de abril e maio, várias associações apresentaram, na conferência de imprensa do passado dia 7 de abril, os seus programas que exploram um valioso leque de conteúdos artísticos, como a ilustração, o cinema, a música ou as artes plásticas, como também evocam figuras ou pensamentos relacionados com o legado do 25 de Abril de 1974.
O primeiro dia do "Abril com Cantigas do Maio", 22 de abril, será inteiramente dedicado a Mário Soares com a abertura de uma exposição e uma conferência com o jornalista Joaquim Vieira na Sociedade Martins Sarmento. O périplo prosseguirá nos dias seguintes com propostas do Cineclube de Guimarães, que apresenta "Alguns Cortes", de Manuel Mozos, sobre as películas censuradas pelo Estado Novo, e também a antestreia "Daqui Houve Resistência", uma série produzida a partir da cidade de Guimarães para a RTP.
O momento alto destas celebrações acontece na véspera dos 51 anos do 25 de Abril, com o espetáculo "Sons da Liberdade" pela Banda Musical de Pevidém, que terá como convidada especial Selma Uamusse, deixando depois o convite para cantar a icónica "Grândola Vila Morena" no Largo do Toural, onde estará um mural de artistas e criadores vimaranenses promovido pela associação Centro Infantil Cultura Popular.
Este programa coloca um grande espectro de artistas locais em palco, reforçando o compromisso de estabelecer uma ligação com a cidade e as suas associações. A Associação Convívio, o Círculo Arte e Recreio, OsMusiké, os TetrAcord'Ensemble ou os BJazz Choir prometem animar e alinhar públicos para os legados das datas que se estabelecem cada vez mais prioritárias como é o 25 de Abril e o 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
Todo o programa poderá ser acompanhado através da agenda municipal Em Guimarães que terá uma secção dedicada exclusivamente a este percurso artístico e de pensamento, que se irá prolongar até ao dia 6 de junho.