“O Vigilante Noturno”
12 Out
Adicionar a calendário
2018-10-12 00:00:00
2018-10-12 23:00:00
Europe/Lisbon
“O Vigilante Noturno”
Av. Dom Afonso Henriques 701,
4810-431 Guimarães, Portugal
;

Novo projeto do Teatro da Didascália, coproduzido pelo CCVF, sobe ao palco do Pequeno Auditório às 21h30 do dia 12 de outubro. Este espetáculo é o segundo numa linha de trabalho sobre a manipulação da matéria. Desta vez, o foco volta-se para os materiais de construção civil – tubos, tijolos, martelos, madeira – e na relação atribulada entre estes e o seu vigilante. O trabalho do vigilante noturno é extremamente solitário e sujeito quer ao perigo, quer à peripécia.
A nova peça do Teatro da Didascália, “O Vigilante Noturno”, é o segundo projeto numa linha de criação que se orienta por um trabalho que vai ao encontro dos materiais, a partir dos quais a mão humana se serve para manipular, transformar e esculpir, dando asas a uma necessidade profunda do ser humano: criar. Esta pesquisa sobre a manipulação da matéria iniciou-se com o espetáculo “One Man Alone”, no qual a ação estava concentrada na utilização da massa fresca do pão e da farinha, enquanto matérias de trabalho, de forma a dar corpo ao imaginário absurdo das longas noites de um padeiro solitário.
Em “O Vigilante Noturno”, a manipulação dos objetos torna-se o elemento fulcral de um duelo que, ao longo de uma fria noite, irá opor um solitário vigilante noturno aos materiais de construção que o rodeiam: “Quatro da manhã: Uma corda atacou-me pelas costas. Desconheço os motivos da sua revolta. Estou encurralado e o balde olha para mim com um olhar furioso. Não sei quanto tempo mais conseguirei aguentar sozinho. Se ao menos a manhã chegasse. Os baldes novos estão do meu lado.”.
Neste espetáculo, o foco volta-se, assim, para os materiais de construção civil – tubos, tijolos, martelos, madeira – e na relação atribulada entre estes e o seu vigilante. O trabalho do vigilante noturno é extremamente solitário e sujeito quer ao perigo, quer à peripécia. O espaço físico do espetáculo é construído e destruído num processo acompanhado por dois músicos que, em cena e em simultâneo, instalarão o espaço sonoro. “O Vigilante Noturno” é um espetáculo que bebe das várias linguagens que têm vindo a fazer parte da pesquisa artística do Teatro da Didascália: o movimento, o teatro, a manipulação de objetos e a música, evidenciando o trabalho transdisciplinar da companhia. Com encenação de John Mowat, “O Vigilante Noturno” é uma coprodução do Teatro da Didascália, da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e do Centro Cultural Vila Flor.
O Teatro da Didascália foi fundado em 2008 em Joane, Vila Nova de Famalicão. Tendo como principal atividade a criação ligada às artes performativas, persegue um trabalho de pesquisa e de cruzamento estético, com o objetivo de fazer surgir uma linguagem própria e inovadora. Em 2018, a companhia celebra o seu décimo aniversário e prossegue um intenso e contínuo trabalho de pesquisa a nível físico que, a par de textos, utiliza o corpo como ferramenta experimental, procurando dar lugar à criação de uma dramaturgia e linguagem originais, ao investir numa escrita teatral visualmente atraente e universal. Paralelamente, o Teatro da Didascália organiza uma série de projetos ligados à programação cultural, como o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous e o encontro de teatro, Territórios Dramáticos, que procuram alterar a maneira como utilizamos os espaços público e privado, potenciando através destes a interação entre as artes, o território e suas comunidades.
Os bilhetes para “O Vigilante Noturno” poderão ser adquiridos, como habitualmente, nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de venda, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt
Horário:
21h30
Local:
Av. Dom Afonso Henriques 701,
4810-431 Guimarães, Portugal
;