Ecovia de Guimarães

Noticias3 1 690 2000
05 Junho 2015

A bicicleta vai conquistar o concelho

Já está em marcha o projeto da eco- via vimaranense. A primeira fase deve arrancar já em 2016 e tem conclusão prevista para 2017 e vai ligar a pista de cicloturismo de Mesão Frio à Vei- ga de Creixomil. Numa fase seguinte, e até 2020, as ecovias vão chegar às vilas de Pevidém, Taipas e Ronfe. Este projeto de mobilidade associado ao plano municipal de promoção da bicicleta irá fazer de Guimarães um exemplo a nível nacional no uso deste meio de transposte.

Para Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, “este é um projeto emblemático e estruturante do concelho” e um dos trunfos da autarquia na candidatura ao título de Capital Verde Europeia. Mas é, antes de tudo, a concretização de um sonho de uma cidade de excelência, sustentável e voltada para o século XXI, devolvendo os rios livres de poluição aos vimaranenses.

A ecovia será composta por troços pedocicláveis, com recurso a mate- riais inovadores e ambientalmente corretos e que garantem o conforto
e segurança dos utilizadores. Nas zonas de maior atividade estão previstos apoios mecânicos. A par das ciclovias que vão ligar várias vilas e zonas verdes entre si, serão criados, na cidade, diversos canais que vão ligar às zonas mais nobres do Centro Histórico e à Universidade.

A autarquia acredita que este equipamento é uma oportunidade de ouro para impulsionar a utilização da bicicleta no concelho de Guima- rães e por isso tem já preparado um plano de promoção do uso da bicicleta com um conjunto de medidas de apoio a este tipo de mobilidade: aumento dos parques de bicicletas, criação de zonas de velocidade reduzida para automóveis em zonas consideradas sensíveis, obrigatoriedade de criação de percursos cicláveis para os novos projetos urbanísticos de grande dimensão que vierem a ser construídos no concelho, adaptação dos veículos da empresa de Transportes Públicos de Guimarães (TUG) que passarão a incluir um su- porte para bicicletas e até incentivos fiscais à compra de bicicletas. Amadeu Portilha, o vice-presidente da autarquia, considera que este pla- no vai aproximar ainda mais as vilas do concelho, apelando à participação das populações, associações e agen- tes vimaranenses neste objetivo.