Câmara de Guimarães promove campanha de prevenção de fogos florestais

Captura de ecr  2018 02 21   s 16.57.31 1 690 2000
22 Fevereiro 2018

Vimaranenses vão receber informação nas suas habitações, numa iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães no âmbito da prevenção de fogos florestais.

A Câmara Municipal de Guimarães está a promover uma campanha de prevenção de fogos florestais que pretende sensibilizar e alertar os Munícipes para os cuidados a ter com a limpeza dos terrenos e as medidas que devem adotar em caso de incêndio.

No âmbito da lei em vigor, é obrigatória a limpeza da vegetação numa área de 50 metros à volta da habitação e 100 metros na área do aglomerado populacional (aldeias) inseridos em terrenos florestais/matos. Até 15 de março devem ser cumpridos estes avisos. Os incumpridores pagarão multas que vão até 5 mil euros (pessoas singulares) ou 60 mil euros (pessoas coletivas) quem não cumprir.

Serão colocadas faixas em autocarros dos TUG, informações em outdoors na Vila de Ponte, Vila de Brito, AvePark e ainda na Vila de Serzedelo. Serão enviados ainda 65 mil infomails para todas as caixas postais do concelho e colocados cartazes nos principais abrigos de passageiros, nas Juntas de Freguesia e noutros locais de referência.

A Câmara Municipal de Guimarães promove desta forma a campanha “Portugal Sem Fogos está nas mãos de todos”, que foi lançada pelos Ministérios da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, com o envolvimento da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).