Pesquisar

Elaboração do plano de negócios no arranque da 2ª fase de incubação da IBR Guimarães

Dsc 0023 1 690 2000
26 Fevereiro 2018

A segunda fase de incubação de iniciativas e ideias de negócio, apoiadas pela Incubadora de Base Rural de Guimarães, arrancou esta segunda-feira, 26 de fevereiro.

O programa de Incubação, dinamizado pela Incubadora de Base Rural de Guimarães, contempla a Elaboração do Plano de Negócios nesta segunda fase e tem por objetivo dotar os empreendedores de competências para a redação de um plano que vá ao encontro da ideia de negócio de uma forma clara, objetiva e parametrizável. Com uma duração prevista de três meses, os 19 promotores selecionados terão acesso a um acompanhamento periódico de mentoria e a uma formação especializada para a consolidação de planos de negócio, entre outras atividades que concorrerão para a formulação de planos sólidos.

Neste primeiro dia, a IBR Guimarães contou com a participação ativa de importantes atores do ecossistema de empreendedorismo da região. Durante o período da manhã teve lugar uma ação pública sobre ajudas públicas ao empreendedorismo, protagonizada pela Sol do Ave, GESTAVE e Centro de Emprego do Médio Ave.

Os promotores incubados, assim como público presente, ficaram a conhecer não só dos programas de apoio financeiro promovidos diretamente por estas entidades mas também de outros projetos do enquadramento nacional e europeu, que permite a um empreendedor ser apoiado financeiramente na concretização do seu projeto de negócio.

O termo desta 2ª fase está previsto para maio, com os empreendedores apoiados e munidos do seu plano de negócio sendo posteriormente encaminhados para uma 3ª e última fase, na qual está previsto o apoio à implementação e execução das etapas conducentes à criação de empresas inovadoras e de nova geração que capitalizam o potencial agrícola e florestal de Guimarães, em áreas como a produção agrícola, a transformação de produtos alimentares, a exploração do turismo rural e sustentável ou a aplicação de tecnologia que acrescenta valor ao produto final.

O Programa de Incubação é um dos apoios oferecidos pela IBR Guimarães para a provisão das melhores condições para que empreendedores dinâmicos e proativos possam colocar a criação do seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, fomentarem o bom uso do solo e o desenvolvimento económico no concelho.