Pesquisar

Smart Cities Tour passa em Guimarães para debater sustentabilidade económica

Smartcitiestour2018 1 690 2000
10 Março 2018

O programa Smart Cities Tour 2018 pretende apresentar o estado da arte, com a participação do território, da academia e das empresas, e conhecer os principais desafios e projetos concretos que os municípios da rede têm nas diferentes dimensões envolvidas.

Na próxima quarta-feira, 14 de março, a partir das 9h00, o programa Smart Cities Tour 2018 abre espaço ao tema “Sustentabilidade Económica e Financeira”, numa sessão que terá lugar no Instituto de Design, em Guimarães.

Na abertura do programa estarão presentes Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães), Miguel Castro Neto (Coordenador da Smart Cities Tour 2018), Pedro Braga (Fundação AIP), António Almeida Henriques (Vice-Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses) e ainda um representante da Altice.

O programa definido para a cidade de Guimarães contempla dois quadros de apresentações, sendo o primeiro voltado para Cidades Inteligentes e Sustentabilidade Económica e Financeira. Neste caso estão previstas as intervenções sobre os seguintes temas: Enquadramento do Tema – Sustentabilidade Económico Financeira (Miguel de Castro Neto, NOVA Information Management School); Portugal SmartCities Summit (Jorge Oliveira, Fundação AIP); A Construção de Smarter Cities (Dinis Caeiro e Tiago Correia, Altice) e, por último, Os desafios da Gestão Pública Local (Ricardo Alves, Secretário-Geral AIRC).

No segundo quadro de apresentações são abordadas Visões do Território, com intervenções sobre os temas seguintes e respetivos oradores: Viabilidade Económico-Financeira nos IGT (João Belard Correia); Paulo Cruz (Instituto de Design/Universidade do Minho); Building Cultures for Smarter Cities and Communities (Raul Junqueiro, Grupo DST); Valorização de Resíduos Industriais no Contexto da Enconomia Circular (Fernando Castro, W2V); Happy Cities (Paulo Novais, APPIA - Associação Portuguesa de Inteligência Artificial/Universidade do Minho); Papel da Governação Digital na Administração Local (Delfina Soares, Universidade das Nações Unidas) e Ecossistema de Inovação de Guimarães (Ricardo Costa, Município de Guimarães), com moderação de Carlos Lobo.

O programa Smart Cities Tour 2018 pretende apresentar o estado da arte, com a participação do território, da academia e das empresas, e conhecer os principais desafios e projetos concretos que os municípios da rede têm nas diferentes dimensões envolvidas.

Os interessados em participar, no evento do dia 14 de março, devem efetuar a respetiva inscrições através do site www.anmp.pt  Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Guimarães, Associação Nacional de Municípios Portugueses e Nova IMS.