Pesquisar

CIAC promove sessões de esclarecimento sobre o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Ciac guimaraes 1 690 2000
13 Março 2018

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a assinalar na próxima quinta-feira, 15 de março, o CIAC de Guimarães promove sessões de esclarecimentos e de proximidade.

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) efetuará duas sessões, no âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala esta quinta-feira, 15 de março. A primeira sessão decorre esta quarta-feira, 14 de março, na Escola Secundária Martins Sarmento, no período da manhã, para explicar aos alunos a temática, assim como dar a conhecer o CIAC e o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral, com quem trabalha em parceria.

Ainda na quarta-feira, da parte da tarde, mas desta vez em conjunto com o Tribunal Arbitral, está agendada uma Sessão de Proximidade nas instalações do Grupo de Terapia Ocupacional "Encontro de Saberes" de Vila Nova de Sande.

Os dados do movimento processual, no concelho de Guimarães, tiveram um pico em 2016, com a abertura de 846 processos, tendo sofrido uma ligeira redução em 2017, com 825 processos. Em contrapartida, o movimento dos pedidos de informação tem registado uma subida, com 1531 Informações prestadas em 2016 e 1957 em 2017. Os pedidos de informação, que não se convertem em processos, ficam-se pelo esclarecimento, tem vindo a subir, pelo menos desde 2013.

Sempre que é possível, o CIAC e Tribunal Arbitral deslocam-se às freguesias para participar em "Sessões de Proximidade", que consistem num encontro com a população e, numa conversa muito informal, alertar as pessoas para as questões relacionadas com os Serviços Públicos Essenciais (água, eletricidade, gás, telecomunicações) e para os cuidados que devem ter na contratação desses serviços, nomeadamente os períodos de fidelização.