Atividade pedagógica assinalou em Guimarães o Dia Internacional da Sensibilização pelo Ruído
Durante a ação, realizada no Laboratório da Paisagem, alunos ficaram a saber como funciona e para que serve um sonómetro. Iniciativa envolveu comunidade estudantil.
Mais de meia centena de alunos das EB1 do Alto da Bandeira e do Salgueiral assinalaram o Dia Internacional da Sensibilização pelo Ruído. Na iniciativa realizada no Laboratório da Paisagem, pretendeu-se sensibilizar a população mais jovem para os efeitos do ruído na sua saúde e bem-estar. A atividade pedagógica, que esteve a cargo do investigador da Universidade do Minho Bruno Mendes, teve também a participação do vereador responsável pelo Ambiente do Município de Guimarães, Amadeu Portilha.
Depois de uma abordagem sobre a problemática do ruído e da visualização de um pequeno vídeo, os 53 alunos puderam ver alguns dos desenhos feitos por outros jovens, bem como bandas desenhadas sobre a temática. Posteriormente, também eles elaboraram o seu trabalho. Foi-lhes ainda explicado o funcionamento do sonómetro, aparelho medidor do ruído.
Recorde-se que Guimarães, que prepara uma candidatura à Capital Verde Europeia em 2020, tem já em marcha algumas medidas que visam esta problemática, como são exemplo os casos da implementação do novo regulamento dos horários de estabelecimentos, a beneficiação de vias e melhoria de pavimentos, a criação de “Zonas 30”, dissuasoras de velocidade, a emissão de licenças de ruído com limitação de horário, o estreitamento de vias na cidade e no Centro Histórico para a redução de velocidade das viaturas ou a plantação de árvores junto às principais vias como barreira acústica natural.
Considerando como principais fontes de ruído os grandes eixos viários, como autoestradas e vias rápidas, as linhas férreas e as principais fontes de ruído industrial, 72% da população urbana do concelho de Guimarães encontra-se em níveis recomendáveis de exposição ao ruído no período diurno-entardecer-noturno.
Notícias relacionadas
-
Jovens vimaranenses discutem questões ambientais na 1ª edição do Eco-ParlamentoNotícias geraisNotícias GMV
Jovens vimaranenses discutem questões ambientais na 1ª edição do Eco-Parlamento
18 Fev -
Tertúlia e exposição desvendam natureza na perspetiva científica, dos jovens e dos idososNotícias geraisNotícias GMV
Tertúlia e exposição desvendam natureza na perspetiva científica, dos jovens ...
12 Fev