Beneficiação da VIM na área geográfica de Guimarães começa esta 4ª feira, 19 de agosto
Obra do Município com valor superior a 2 milhões de euros fica concluída no início do novo ano. 5,7 quilómetros é o total da extensão a ser intervencionada pelo Município nos próximos cinco meses.
A Câmara Municipal de Guimarães inicia esta quarta-feira, 19 de agosto, as obras de requalificação na Via InterMunicipal (VIM) no percurso rodoviário respeitante ao seu concelho. A intervenção no pavimento, cujo prazo de execução é de 150 dias, abrange áreas geográficas relativas aos territórios das vilas de Lordelo e Serzedelo e da freguesia de Guardizela, numa extensão total de 5,7 quilómetros.
Com um valor de 2 milhões e 360 mil euros, as obras de requalificação da VIM têm como objetivo aumentar a segurança rodoviária aos automobilistas que diariamente utilizam aquela movimentada via. O âmbito da intervenção contempla, também, a colocação de separadores centrais que vão eliminar o risco de colisões frontais. A reabilitação do pavimento, em consequência das características das misturas betuminosas que serão adotadas, terá igualmente como função diminuir o ruído na circulação automóvel e aumentar o conforto dos utilizadores da VIM.
«O perfil da estrada terá um aspeto urbano, com balizadores e marcas refletoras, passeios para os peões, requalificação da rede de iluminação pública com a colocação de novos sistemas nas novas rotundas e cruzamentos a reformular, na sequência da elaboração de um estudo que foi efetuado para uma melhor regulação do tráfego», refere o Presidente do Município de Guimarães, informando que decorrerá, ainda, uma reformulação dos órgãos de drenagem de toda a via, entre os quais, aquedutos, valetas e sarjetas.
Domingos Bragança elege como principais objetivos «reduzir a sinistralidade, devolver a segurança e criar condições para diminuir drasticamente a possibilidade de acidente» no troço de estrada da VIM referente a Guimarães. Os trabalhos promovidos pela Câmara Municipal vão contemplar, também, o processo de fresagem, técnica de restauração que possibilita a remoção controlada de uma ou mais camadas do pavimento, de modo a permitir a colocação de uma superfície anti-fissuras e duas camadas estruturais.
[Apresentação da beneficiação da VIM]
[ÁUDIO]
Notícias relacionadas
-
Requalificação no Parque das Hortas avança e estacionamento fica impossibilitado até final das obrasNotícias geraisOutras Notícias
Requalificação no Parque das Hortas avança e estacionamento fica ...
11 Abr -
Cemitério de Ponte requalificado facilita visitas por parte de pessoas com mobilidade reduzidaNotícias geraisOutras Notícias
Cemitério de Ponte requalificado facilita visitas por parte de pessoas com ...
09 Abr