Câmara de Guimarães volta a ligar todas as luzes nas freguesias do concelho
Lâmpadas à noite no espaço público serão ligadas em todas as freguesias. Processo de instalação de tecnologia LED permitirá restabelecer toda a rede de iluminação pública do concelho.
A Câmara Municipal de Guimarães vai ligar novamente todos os pontos de luz nas freguesias, no âmbito do plano de remodelação da rede de iluminação pública no concelho, que passará a utilizar tecnologia LED até ao final de 2017, ano em que será apresentada a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020. Domingos Bragança anunciou a decisão de restabelecer a totalidade da iluminação pública nas 48 freguesias, acabando com o procedimento pré-programado em determinados locais onde um em cada dois pontos de luz estava desligado.
«A instalação da tecnologia LED permitirá uma poupança de energia e, sem gastarmos mais, será possível todos os locais terem as lâmpadas ligadas, reforçando em alguns casos a intensidade da iluminação. Estamos a poupar e a investir em processos tecnológicos amigos do ambiente. Esta preocupação em mudar todas as luminárias existentes por uma lâmpada que reduz o consumo de energia significa, também, melhor ambiente – o que se insere no caminho que estamos a percorrer para sermos, um dia, Capital Verde Europeia», realçou o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.
Além da implementação de lâmpadas de baixo consumo, o Município irá avançar igualmente com uma reestruturação de pontos de iluminação, articulando essa tarefa com os Presidentes de Junta de Freguesia, adotando medidas tendentes a melhorar a eficiência energética na rede de iluminação pública do concelho. «Gradualmente, todos os locais vão ter as lâmpadas ligadas», reiterou o responsável pela Autarquia, informando que a Rua Abade Tagilde, contígua ao edifício do IEFP, foi a primeira do centro de Guimarães a ficar integralmente remodelada com tecnologia de díodo emissor de luz (LED).
37 mil luminárias substituídas
Com um investimento global de cerca de 10 milhões de euros, a intenção da Câmara Municipal de Guimarães e da EDP resultará na substituição de 37 mil luminárias em todo o concelho, abrangendo inicialmente o território citadino, seguindo-se as vilas e todas as freguesias do concelho, o que permitirá uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 60% e uma redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.
Até ao final do próximo mês de setembro, serão substituídas 25 colunas e colocadas 46 luminárias na Av. D. João IV. A Rua Cónego Gaspar Estácio terá 17 novas luminárias, enquanto na Rua Abade Tagilde foram alteradas 10 e na Av. Combatentes Grande Guerra serão substituídas 9. Ainda em 2015, proceder-se-á à instalação de luminárias na Avenida José Sampaio (23), Rua Capitão Alfredo Guimarães (16), Rua da Rainha (12), Rua Dr. Joaquim Meira (9), Rua Dr. João Antunes Guimarães (7), Rua Conde D’ Arnoso (7), Praceta Guilherme Faria (7) e rotunda da Rua Dr. Rua José Sampaio (2).
Notícias relacionadas
-
Nova mini-variante da freguesia de Pinheiro abriu ao trânsitoNotícias gerais
Nova mini-variante da freguesia de Pinheiro abriu ao trânsito
11 Mai -
Brito celebra 21 anos de elevação a Vila com homenagensNotícias gerais
Brito celebra 21 anos de elevação a Vila com homenagens
25 Abr