Encontro Internacional de Educação Ambiental promovido por Guimarães
Evento, que reúne especialistas em educação ambiental, decorre de 25 a 27 de janeiro, no Laboratório da Paisagem, e contará com a presença do eurodeputado João Albuquerque.
O Laboratório da Paisagem promove esta semana o Encontro Internacional de Educação Ambiental, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sob o tema “A Educação Ambiental na construção de comunidades sustentáveis”, o encontro ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de janeiro nas instalações do Laboratório da Paisagem, sendo aberto à comunidade, docentes, estudantes e investigadores.
O evento, que marca o arranque das comemorações do 10º aniversário do Laboratório da Paisagem, visa ser um fórum aberto para a partilha, debate e cooperação internacional nos domínios da implementação de projetos, estudos, investigação e divulgação científica. Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, a iniciativa representa mais um palco para explorar estratégias e soluções inovadoras no campo da educação ambiental.
Eurodeputados e Eco Parlamento promovem democracia participativa
O Encontro Internacional de Educação Ambiental concentrar-se-á em quatro eixos principais, contando, para isso, com a participação de diversos oradores reconhecidos. A abertura do evento estará a cargo de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Adelina Pinto, vice-presidente do município de Guimarães e presidente do Conselho Diretivo do Laboratório da Paisagem.
Quinta-feira, 25 de janeiro, marca o primeiro dia da iniciativa, com destaque para as apresentações de Luísa Schmidt, da Universidade de Lisboa, e Margarida Correia Marques, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que abordarão temas relevantes como “Cidadania Ambiental: enquadramento político, predisposição social e ação cívica” e “Cidadania ambientalmente ativa e cocriação: o papel dos equipamentos de educação para a sustentabilidade”, respetivamente. Durante a tarde, Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente, focará a sua intervenção na educação ambiental como laboratório de cidadania, enquanto Ronaldo Sousa, da Universidade do Minho, irá partilhar insights sobre a integração da ciência cidadã e do conhecimento ecológico local para o desenvolvimento de ecossistemas mais saudáveis.
Já na manhã de sexta-feira, 26 de janeiro, Helena Freitas, do Parque de Serralves, destacará estratégias para fomentar a sustentabilidade e o bem-estar nas cidades. Adicionalmente, representantes das cidades geminadas com Guimarães (Dijon e Tourcoing, França; Igualada, Espanha; Londrina, Brasil; e Kaiserslautern, Alemanha) darão a conhecer os seus projetos em curso e o caminho que estão a percorrer na área da sustentabilidade urbana. A tarde do segundo dia tem reservada a presença do eurodeputado João Albuquerque, que irá liderar uma iniciativa com os alunos vencedores do Eco Parlamento 2023, nomeadamente das escolas Fernando Távora, Virgínia Moura e Abel Salazar.
O último dia do Encontro Internacional de Educação Ambiental, 27 de janeiro, será dedicado à visita a diferentes pontos de Guimarães e à partilha das boas práticas ambientais.
Destacam-se, ainda, dois momentos musicais, que enriquecerão o ambiente ao longo do evento: na quinta-feira, dia 25 de janeiro, o primeiro será protagonizado pelos alunos do Colégio do Ave; já na sexta-feira, dia 26 de janeiro, será a vez de os talentosos alunos da Sociedade Musical de Guimarães subirem ao palco.
O Encontro Internacional de Educação Ambiental apresentará um total de 28 comunicações orais, incluindo as cidades geminadas, e 17 pósteres. O programa da iniciativa inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e pósteres, bem como uma visita ao património cultural e demonstração das boas práticas ambientais da cidade de Guimarães.
Mais informações sobre o Encontro Internacional de Educação Ambiental disponíveis aqui: Encontro Internacional de Educação Ambiental de Guimarães – Lab Paisagem.
Notícias relacionadas
-
Semana da Mobilidade comemorada em Guimarães de 16 a 22 de setembroNotícias geraisNotícias GMV
Semana da Mobilidade comemorada em Guimarães de 16 a 22 de setembro
07 Set -
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago