Escola primária de Infantas transformada em Centro de Convívio
Câmara Municipal de Guimarães e Junta de Freguesia adaptaram edifício de antiga escola para Centro de Convívio, no âmbito do protocolo anual/acordo de execução.
O Centro de Convívio de Infantas é inaugurado este domingo, 27 de setembro, às 11:30 horas, pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. O novo projeto social, dinamizado pela Junta de Freguesia, situa-se no rés do chão da antiga escola primária de Infantas, cujo edifício foi adaptado para ter uma capacidade de 20 utentes.
Inicialmente, o Centro de Convívio de Infantas irá funcionar de segunda a quinta-feira, das 14 às 17 horas, período durante o qual serão realizadas aulas de ginástica, música, atividades de animação sociocultural e estimulação cognitiva. As sessões serão lecionadas por professores da área e as atividades efetuadas por uma técnica licenciada em gerontologia, em regime de voluntariado.
O novo espaço social de Infantas destina-se a pessoas com mais de 60 anos, embora sejam aceites utentes com idade inferior, a fim de combater situações de isolamento por desemprego, bem como prevenir episódios de depressão ou retardar doenças degenerativas como Alzheimer ou Parkinson.
A ideia do Centro de Convívio surgiu devido ao facto da população sénior necessitar de um local de encontro e de lazer. Há dois anos, a Junta de Freguesia de Infantas deu início ao projeto de ginástica sénior e, no final do primeiro ano de atividade, 26 alunos, com idades compreendidas entre os 56 e os 82 anos, estavam já a frequentar o programa de âmbito social.
Notícias relacionadas
-
Arrancaram as obras da nova centralidade na Vila de SerzedeloNotícias gerais
Arrancaram as obras da nova centralidade na Vila de Serzedelo
21 Set -
Antiga escola passa a Centro Associativo e Comunitário de LordeloNotícias gerais
Antiga escola passa a Centro Associativo e Comunitário de Lordelo
18 Set