Festa da Primavera de Guimarães dá destaque à sustentabilidade
“Bairro C: Compromisso de Carbono Zero” será o mote do evento, que contará com concertos, mercadinhos e muitas outras atividades
A Primavera está a chegar e o Laboratório da Paisagem e o município de Guimarães preparam-se novamente para assinalar a chegada da estação mais florida do ano. Nos dias 23 e 24 de março, Guimarães acolhe mais uma edição da Festa da Primavera, que este ano irá decorrer na Rua de Vila Flor, em plena zona de Couros. “Bairro C: Compromisso de Carbono Zero”, projeto piloto aprovado pela NetZeroCities, no âmbito da Missão Cidades, será o mote da festividade, que coloca a sustentabilidade em grande destaque.
O Bairro C é um tubo de ensaio para uma série de medidas dirigidas ao compromisso do município de Guimarães com a neutralidade carbónica, que consiste numa abordagem integrada às emissões oriundas da energia, da mobilidade, dos resíduos e do uso do solo. O objetivo é promover a mudança de comportamentos, a inovação social e cultural, novas políticas e regulamentações, a tecnologia verde, a economia sustentável e ainda novos modelos de negócio.
Ao longo do fim de semana, a programação contará ainda com mercadinhos, música, dança, workshops, palestras, zona de piquenique, exposições e muitas outras atividades para toda a família. Pelo grande palco da Festa da Primavera passarão dois nomes emergentes da música portuguesa: as vimaranenses Vera Lima e Maria João Soares, segunda classificada do The Voice Portugal 2023. No mesmo local decorrerão palestras sobre soluções para varandas verdes e momentos de dança.
Para os mais novos, não faltarão também motivos de diversão, com o concerto “Palhacinho Jonas – História musicada com Catarina Pereira”, jogos tradicionais, uma caça ao tesouro, o Educabicla ou um jogo de tapete gigante. A criatividade será também estimulada com a ilustração de postais, o eco print, atividades com barro, sessões de aprendizagem sobre a indústria dos cortumes, oficinas de criação de sabão e construção de abrigos para morcegos, entre muitos outros.
A Festa da Primavera contará ainda, com oficinas de Kokedamas e de construção de um charco na Floresta Miyawaki, instalações artísticas, exposições fotográficas e de desenho, um percurso interpretativo ao Bairro C, uma visita às árvores dos jardins de Vila Flor, um Bioblitz e uma performance artística do Guimagym.
O acesso à Festa da Primavera é gratuito e aberto a toda a comunidade. O programa completo está disponível em www.labpaisagem.pt.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago