Guimarães assume “Compromisso pela Bicicleta”
Promover o uso regular da bicicleta é um dos objetivos da plataforma à qual aderiu Guimarães. Lançamento do projeto marcado para o dia 26 de abril.
Mais bicicletas, melhores cidades, sociedade e economia mais saudáveis. Em traços gerais são estes os objetivos da plataforma Compromisso pela Bicicleta, lançado este ano pela Universidade de Aveiro e que o Município de Guimarães integra a partir de agora. No dia 26 deste mês, às 17:30 horas, no COMUR – Museu Municipal da Murtosa, no distrito de Aveiro, terá lugar uma apresentação pública do projeto.
Guimarães, cidade fundadora do país e Património Cultural da Humanidade, assume com entusiasmo a partilha, com vários parceiros, de um “Compromisso pela Bicicleta”, integrando-o na candidatura que está a preparar para Capital Verde Europeia em 2020 e através da qual têm sido desenvolvidas várias estratégias de educação e sensibilização para o uso e promoção da bicicleta.
Com o tema da mobilidade em bicicleta a ganhar cada vez mais destaque na Europa, e também em Guimarães - que se prepara para lançar a obra de uma via ciclável que vai ligar todo o Concelho-, pelo impacto dos investimentos públicos realizados nas grandes cidades, e pelo reconhecimento pela Comissão Europeia da importância da bicicleta como um modo e como um contributo para o crescimento económico.
Gestão da mobilidade
O objetivo do Compromisso pela Bicicleta é colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros (governo, autarquias, universidades, empresas do setor, empresas em geral, organizações da sociedade civil) e tirar partido das competências existentes em Portugal no seio do tecido institucional, universitário, empresarial e cívico.
Entre outros objetivos, o projeto visa, por exemplo, aumentar em 10% a quota modal da bicicleta (atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola); reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual (neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola, Censos 2011), sobretudo as de curta distância e duração; incentivar a aquisição de bicicletas e estimular a produção nacional; reduzir a sinistralidade rodoviária; estimular estilos de vida saudáveis e combater a obesidade; reduzir as emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis, qualificar e humanizar o espaço público das cidades.
A iniciativa pretende igualmente estimular as diferentes organizações participantes a promover o uso regular da bicicleta junto dos seus trabalhadores, clientes, visitantes, associados ou do público em geral. Trata-se, assim, de um exercício de gestão da mobilidade aplicada a todas as organizações públicas e privadas.
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