Guimarães investe 3.5M€ em serviço de transporte de passageiros flexível
Sob a responsabilidade da Vitrus Ambiente, solução visa complementar a rede de transporte público e suprir a falta de oferta em períodos de menor procura.
O município de Guimarães prepara-se para implementar um serviço de transporte de passageiros flexível, sob a alçada da empresa municipal Vitrus Ambiente. Esta solução inovadora representa um investimento total de mais de 3.5 milhões de euros, a pagar durante 10 anos, e visa complementar a rede de transporte público, suprindo a falta de oferta em períodos de menor procura, tanto em dias úteis, nos períodos diurno e noturno, como aos fins de semana e feriados. O arranque da operação está previsto para o segundo semestre de 2024.
De acordo com o compromisso com a estratégia Guimarães 2030, que visa tornar a cidade climaticamente neutra até 2030, todas as viaturas utilizadas – para já, estão previstos três miniautocarros – no transporte flexível serão 100% elétricas, constituindo-se um complemento ao investimento robusto do município na promoção do transporte público. Neste sentido, refira-se que a proporção de autocarros elétricos na frota aumentou de um por cento, em 2021, para 34 por cento, em 2023. Este passo representa, assim, um avanço significativo na oferta de mobilidade inclusiva e sustentável para os habitantes de Guimarães, sublinhando a missão municipal de tornar a cidade mais acessível e ecologicamente responsável.
Para Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, esta proposta “visa introduzir um novo paradigma na mobilidade local, destacando-se pela inovação e pela sua significativa importância para a melhoria dos serviços de transporte no nosso território”. E continua: “É importante realçar que a utilização de autocarros totalmente elétricos constitui um dos pilares fundamentais desta iniciativa, reforçando o compromisso de Guimarães com a sustentabilidade ambiental e a redução da pegada ecológica”. “Acreditamos que a implementação deste sistema de transporte flexível trará inúmeros benefícios à nossa comunidade, não só em termos de acessibilidade e comodidade, mas também no que diz respeito à promoção de práticas mais sustentáveis no âmbito da mobilidade urbana”, conclui.
Rede de transporte flexível é composta por 10 zonas e dois circuitos
O serviço de transporte de passageiros flexível foi concebido com o objetivo de otimizar percursos e horários através de um sistema de reservas – número de apoio ao cliente, website e aplicação dedicados –, onde os passageiros poderão efetuar marcações até às 15h00 do dia anterior. Durante o processo, serão selecionados locais pré-definidos de origem e destino – apesar de existirem trajetos predefinidos e pontos fixos de recolha de passageiros, o serviço funcionará mediante os pedidos dos utilizadores –, bem como o horário desejado. Refira-se, também, que as solicitações efetuadas após o período temporal definido apenas serão aceites se já houver programação para a circulação e houver disponibilidade de lugares.
A rede é composta por 10 zonas e dois circuitos. As zonas têm horário das 20h00 às 24h00, havendo quatro a operar entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias do ano. Já os dois novos circuitos operarão durante os dias úteis, das 8h00 às 20h00, no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.
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