Guimarães marca presença na Conferência Anual da “Energy Cities”
A Energy Cities é uma comunidade com 184 cidades europeias que visa a troca de experiências e de novas soluções, de forma a preparar as cidades para os desafios climáticas dos próximos anos.
O Município de Guimarães esteve presente na Conferência Anual da Energy Cities que decorreu na cidade de Modena, Itália, entre os dias 17 e 20 de outubro, através do Diretor Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática, Joaquim Carvalho.
A Energy Cities é uma comunidade com 184 cidades europeias que visa a troca de experiências e de novas soluções em torno da abordagem “do local para o global”, de forma a preparar as cidades para os desafios climáticas dos próximos anos.
A conferência anual é um momento único para criar novas metas, repensar as prioridades e construir bases entre as cidades e trocas de experiências em matéria de energia e neutralidade climática. Este ano, ficou patente a transição climática já em curso nas cidades, tendo sido apresentados diversos temas como ‘governança local’, ‘conseguir cidades sem dependência de combustíveis fósseis’, ‘análise aos sistemas de alimentação e combate ao desperdício’, ‘comunidades de energia’ e a ‘alteração para uma economia mais justa e circular’, com vista a atingir as ambições das cidades na neutralidade climática.
Recorde-se que Guimarães aderiu à Rede Energycities em 2007, tendo resultado contribuições particularmente relevantes para a completa perceção dos problemas colocados pela energia consumida pelas cidades à escala europeia, e pelo conhecimento e partilha de soluções que as cidades estão a adotar, com o desígnio da sustentabilidade económica, energética e ambiental.
No decorrer da Assembleia foram ainda votados os novos membros da Direção para o biénio 2024-2026: com as cidades do Porto, Brașov, Munique e Viena e como Presidente da Direção o Presidente da Câmara de Leuven.