Guimarães recebe encontro de voluntariado com jovens de toda a região do Mediterrâneo
Promoção do voluntariado europeu e transfronteiriço é objetivo estratégico do Município de Guimarães. “Atlantis Youth Camp” privilegia intercâmbio entre jovens de diferentes culturas. Evento principia na próxima segunda-feira.
Cerca de 80 jovens voluntários, líderes juvenis provenientes de toda a zona do Mediterrâneo, selecionados entre aqueles que estão ativamente envolvidos no desenvolvimento de programas no Sul da Europa, Médio Oriente e Norte de África, vão participar em Guimarães na 11ª edição do “Atlantis Youth Camp”, prestigiado evento internacional que decorrerá entre 03 e 10 de agosto de 2015, numa organização do Centro para a Cooperação no Mediterrâneo (CCM) da Cruz Vermelha Espanhola, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa.
A edição vimaranense irá focar-se nas oportunidades que o Voluntariado Jovem oferece, especialmente em tempos de crise, em termos das competências adquiridas, durante o exercício de voluntariado e, também, no impacto positivo que gera nas comunidades. O “Atlantis Youth Camp” reunirá jovens da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho do Mediterrâneo, entre os 18 e os 28 anos, em torno do tema “Voluntariado Juvenil: Desafios e Oportunidades para Fazer a Diferença”.
«Espero que os jovens de Guimarães e a comunidade escolar possam participar neste encontro, pois estamos muito interessados em desenvolver e promover o voluntariado transfronteiriço. Esta é uma oportunidade de verificarmos como se faz e como se organiza um projeto de voluntariado em ambientes difíceis, onde se apela à resiliência, coragem e à vivência de causas humanitárias. Os vimaranenses têm um forte sentimento e consciência coletiva, acolhem bem quem nos visita e orgulham-se de dar a conhecer ao mundo o que existe em Guimarães», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município, acompanhado na apresentação do evento pela Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.
A cerimónia de abertura do “Atlantis Youth Camp”, plataforma de referência entre os jovens da região do Mediterrâneo, está marcada para a próxima segunda-feira, 03 de agosto, pelas 18 horas, no Auditório da Fraterna, em Couros, onde estará também o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Luís Barbosa, além de ser exibida uma mensagem de vídeo do Presidente da Cruz Vermelha Internacional. Ao longo de uma semana, decorrerão um conjunto de formações que vão proporcionar aos jovens participantes conhecimentos específicos em workshops com temas tão diversos como “Juventude e Empreendedorismo Social”, “Pensamento Estratégico e Planeamento”, “Gestão de Voluntariado e Juventude”, “Sustentabilidade do Voluntariado e Gestão de Recursos”, “Jovens como Agentes de Mudança Positiva”, “Competências de Liderança” e “Voluntariado Jovem como meio para a promoção da Paz”.
Representantes de 26 países em Guimarães
Os participantes vão trabalhar na aquisição de conhecimento relacionado com o desenvolvimento de competências necessárias, não apenas para enfrentar a atual crise económica e promover programas de empregabilidade, mas também para criar novas oportunidades de emprego e serem jovens empreendedores de novos postos de trabalho sustentáveis, introduzindo igualmente elementos novos e inexplorados na procura de ideias e soluções inovadoras. Em paralelo, decorrerão sessões com o objetivo de salvaguardar a mobilização e a sustentabilidade do trabalho voluntário.
João Gomes, Coordenador Nacional de Voluntariado da Cruz Vermelha, considera que este é «um evento de capacitação da maior organização humanitária do mundo», que reúne jovens com «perfil de liderança» e que contará com a colaboração do Banco Local de Voluntariado de Guimarães, cujos elementos vão participar nas sessões e apoio à organização. «Estamos a ser excecionalmente bem recebidos», sublinhou o dirigente nacional, enquanto Manuel Barbosa, Presidente da Delegação de Guimarães, lembrou que a realização do evento em Portugal permitirá «comemorar de uma forma ativa os 150 da Cruz Vermelha Portuguesa».
Desde a sua primeira edição em 2005, o “Atlantis” reuniu, até ao momento, centenas de jovens de toda a região do Mediterrâneo e destaca-se como uma oportunidade de referência para intercâmbios interculturais entre jovens voluntários. Em Guimarães, estarão representantes de 26 países, nomeadamente, Albânia, Argélia, Andorra, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, Egito, França, Grécia, Itália, Israel, Líbano, Líbia, Malta, Mónaco, Montenegro, Marrocos, Palestina, Portugal, San Marino, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Síria, Tunísia e Turquia.
Notícias relacionadas
-
Abertas inscrições para seleção de voluntários/as para o jogo entre Portugal e SuéciaJuventudeJuventude | Destaque | NewsletterNotícias Desporto
Abertas inscrições para seleção de voluntários/as para o jogo entre Portugal ...
12 Mar -
Guimarães recebe Galardão Autarquia Voluntária 2023Notícias Social
Guimarães recebe Galardão Autarquia Voluntária 2023
10 Jan