Guimarães volta a entrar na corrida pelo título de Capital Verde Europeia
Município reforça o empenho e compromisso para deter o título em 2026, depois de, no ano passado, ter sido um dos três finalistas para 2025. Vencedor será conhecido em outubro de 2024
A cidade de Guimarães apresentou a candidatura para Capital Verde Europeia 2026. O município reforça assim o seu empenho e compromisso em atingir o objetivo, através da aposta contínua no desenvolvimento sustentável do território. Recorde-se que, no ano passado, Guimarães foi um dos três finalistas a representante em 2025, mas o título acabou por ser atribuído à cidade de Vilnius, da Lituânia. A shortlist com as cidades finalistas para o ciclo de 2026 será conhecida no próximo mês de junho e o vencedor anunciado durante outubro deste ano.
“Guimarães tem realizado, nos últimos anos, um trabalho de excelência no que respeita ao ambiente, sendo atualmente uma referência a nível mundial nesta área”, sublinha Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. E continua: “Além do sucesso dos diversos projetos que temos em curso para a transformação sustentável do território e para atingir a neutralidade climática, destaque-se ainda o processo de sensibilização, com o objetivo de unir toda a população e colocar os cidadãos no centro deste caminho de futuro ambientalmente sustentável. Agora, mais do que nunca, estamos juntos, rumo a Guimarães Capital Verde Europeia em 2026!”.
A cidade de Guimarães está comprometida com a sustentabilidade e ações ambientais através do seu ecossistema de governança integrador, participativo e multidisciplinar, conhecido como Guimarães 2030. Este modelo, coordenado pelo município em conjunto com o Laboratório da Paisagem, envolve universidades, empresas, associações sem fins lucrativos, o Governo, decisores políticos e cidadãos. O objetivo é tornar o território climaticamente neutro até 2030, com foco na investigação, educação e sensibilização ambiental.
Sobre a Capital Verde Europeia
A Capital Verde Europeia, iniciada em 2010 pela Comissão Europeia, promove cidades sustentáveis, reconhecendo anualmente uma cidade líder nos padrões ambientais e metas ambiciosas de sustentabilidade urbana e combate às alterações climáticas. Essas cidades servem como modelos inspiradores para outras, liderando transformações sociais e implementando o Pacto Ecológico Europeu. A elegibilidade é dirigida a cidades com mais de 100.000 habitantes nos Estados-Membros da UE, países candidatos à UE e alguns países associados.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago -
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga do ambienteNotícias gerais
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga ...
21 Jan