“Transição verde” discutida ao longo de três dias no Fórum Ambiental da Eurocities
Evento coorganizado por Guimarães e Porto terminou esta sexta-feira. Destaque para o exemplo do município vimaranense no envolvimento dos cidadãos nos projetos ambientais.
Ao longo de três dias, realizou-se o Fórum Ambiental da Rede Eurocities, numa organização entre as cidades de Guimarães e do Porto. Mais de duas centenas de técnicos e investigadores assistiram à partilha de diversos projetos que estão a ser implementados no âmbito da transição verde nas diferentes cidades europeias, e que demonstram a importância da sua atuação na resposta aos principais desafios globais e na transformação do planeta.
No âmbito deste Fórum, Guimarães apresentou quatro dos seus principais projetos na área do desenvolvimento sustentável e transição verde, nomeadamente o Parque Linear de Guimarães como agente transformador do território, e que surgirá como resultado das novas Ecovias do Ave e do Selho; o estudo de perceção ambiental que está a ser realizado aos vimaranenses; o trabalho da Pegada Ecológica Municipal e também a forma como a cultura poderá ser utilizada para a promoção da sustentabilidade, como se atesta pelo Bairro C.
Todos estes projetos têm por base o modelo de governança que Guimarães instituiu desde 2015, e que procura integrar a cooperação entre várias instituições, do setor público ao setor privado e academia.
No encerramento da sessão, a Vereadora do Ambiente Sofia Ferreira enalteceu “o importante papel das cidades na transformação dos hábitos e comportamentos dos cidadãos”, reconhecendo que “Guimarães tem realizado um percurso assente no envolvimento dos cidadãos, universidades, escolas, suportado pela inovação e conhecimento científico”.
Apesar de realizado de forma virtual, por via do contexto pandémico, este fórum representou um excelente momento de partilha entre as cidades que integram a Rede Eurocities, procurando contribuir para o desígnio da sustentabilidade.
Guimarães é membro do Fórum Ambiental da Rede Eurocities que inclui cerca de duas centenas de cidades, assumindo ainda a liderança do grupo de trabalho “Áreas Verdes e Biodiversidade”.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago